fbpx

Diversão

Shows e teatro gratuitos em Vitória celebram a cultura indígena

O Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, receberá o projeto “Circuito Areté” que valoriza a cultura indígena

Publicado

em

teatro do sesi

Valorização indígena: “Circuito Areté – Tempo de Festa” desembarca no teatro do Sesi no fim de semana. Foto: Divulgação

Neste fim de semana, o Teatro do SESI, em Jardim da Penha, Vitória, será palco do projeto “Circuito Areté – Tempo de Festa”, criado pelo premiado Aldeia Coletivo, de Salvador, na Bahia. O evento, que visa celebrar a cultura cabocla e preservar a memória dos povos originários do Brasil, oferecerá dois dias de programação gratuita e aberta ao público.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entre as atrações, estão espetáculos infantojuvenis e shows musicais, incluindo “Pindorama, Antes de Chamar Brasil”, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2017, e apresentações do grupo Cabokaji, que recentemente se apresentou no Movimento Cidade, em turnê com o novo EP Salvaguarda. Para participar, é necessário garantir os ingressos gratuitos no site Sympla. 

No sábado (24), às 16h, o público poderá conferir o espetáculo infantojuvenil “Pindorama, Antes de Chamar Brasil”. A peça, que foi indicada como Melhor Espetáculo Infantojuvenil no Prêmio Braskem de Teatro 2017, aborda a formação da identidade brasileira a partir das histórias e contos dos povos originários. Além da performance repleta de música, o público será agraciado com chocolate, pipoca e bala de mel.

“Circuito Areté - Tempo de Festa” desembarca no teatro do Sesi no fim de semana. Foto: Divulgação

Valorização indígena: “Circuito Areté – Tempo de Festa” desembarca no teatro do Sesi no fim de semana. Foto: Divulgação

Ainda no sábado, às 20h, o grupo Cabokaji, conhecido por mesclar sonoridades indígenas, afro-brasileiras e contemporâneas, subirá ao palco. Formado por artistas dedicados à preservação e reinvenção da cultura cabocla, o grupo tem se destacado nacionalmente por suas apresentações dinâmicas e envolventes. A banda explora uma sonoridade única que conecta ancestralidade afro-indígena com elementos modernos, e suas performances incluem projeções visuais ao vivo e colaborações com artistas das tradições afro-indígenas.

A apresentação contará com as participações especiais do Cacique Idyarrury e Guerreiro Idyarony (Coletivo Wetçamy) e da artista capixaba Eloá Puri.

No domingo (25), a programação continua com a banda Cabokaji, acompanhada do Coletivo Wetçamy, que reúne indígenas Xukuru Kariri de Palmeira dos Índios-AL, atuando desde 2017 em contos, danças e artesanato, promovendo a história e o modo de vida dos povos indígenas pelo Nordeste. A artista Elaine Augusta, cantora, atriz e professora com vasta experiência em música, teatro e dança no Espírito Santo, também se apresenta. Antes, às 16h, o espetáculo infantojuvenil “Ypupyara” explora as histórias e tradições das comunidades ribeirinhas, proporcionando entretenimento e educação.

O Circuito Areté é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Petrobras, com patrocínio do Programa Petrobras Cultural. Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura e do Governo Federal União e Reconstrução, o projeto reafirma o compromisso da empresa com a preservação da cultura, memória pindorâmica e brasileira, além do meio ambiente, temas centrais do Circuito.

Serviço:

  • Data: 24 e 25 de agosto
  • Local: Teatro do SESI, Jardim da Penha, Vitória
  • Horários:
    • 24 de agosto: “Pindorama, Antes de Chamar Brasil” às 16h; Show da banda CABOKAJI às 20h, com participações do Cacique Idyarony e Guerreiro Idyarrury (Wetçamy) e da artista Eloá Puri
    • 25 de agosto: “Ypupyara” às 16h; Show da banda CABOKAJI às 19h, com participações do Cacique Idyarony e Guerreiro Idyarrury (Wetçamy) e da artista Eloá Puri

Ingressos: Disponíveis gratuitamente através neste link


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui