fbpx

Diversão

Professora capixaba lança kit de livro infantil em pomerano

Os livros foram distribuídos gratuitamente para escolas do Espírito Santo, de todo o Brasil e até do exterior

Publicado

em

A professora Lilia Jonat Stein é autora dos livros em Pomerano. Foto: Divulgação

De forma inédita no Brasil, foi lançado em Domingos Martins o kit de livros infantis “Leesplasijr”, escrito em pomerano. Esta é a primeira coleção infantojuvenil no país escrita nessa língua, com o objetivo de fortalecer o idioma por meio do registro ortográfico, garantindo sua transmissão às futuras gerações. Para dar visibilidade ao trabalho autoral, o lançamento oficial dos livros contou com a parceria do Grupo Coroa, sediado na região, e da Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os livros foram distribuídos gratuitamente para escolas do Espírito Santo, de todo o Brasil e até do exterior. A autora, Lilia Jonat Stein, professora de pomerano, explica que decidiu criar os livros com pequenos textos de fácil interpretação para auxiliar os professores no ensino da língua. “Ouvi muitas queixas dos professores sobre a falta de material didático para ensinar o pomerano.

Como já tenho experiência na criação de jogos educativos e na composição de músicas para estudo, decidi elaborar este kit infantil. O contexto das histórias retrata situações da cultura campesina, ainda presente na maioria dos descendentes pomeranos. Esses conteúdos podem enriquecer o planejamento das aulas e a vivacidade da Língua Pomerana”, explica Lilia.

O lançamento não só enriquece o material disponível para o ensino do pomerano, mas também reforça a importância da preservação e manutenção da língua como parte vital da identidade cultural da comunidade. Os pomeranos têm uma presença marcante no Espírito Santo, sendo uma das comunidades mais antigas e tradicionais do estado.

Imigrantes da região histórica da Pomerânia, situada entre a Alemanha e a Polônia, começaram a chegar ao Brasil no final do século XIX e se estabeleceram principalmente nas regiões montanhosas do Espírito Santo, como Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra.

A comunidade pomerana é conhecida por manter vivas suas tradições culturais e linguísticas, preservando o idioma pomerano, costumes, danças, músicas e culinária típica. O idioma ainda é falado por muitos descendentes, especialmente nas áreas rurais, e há um esforço contínuo para promover e ensinar a língua às novas gerações.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui