Diversão
Piscina biológica é tendência? Confira 4 locais para curtir no ES
No Circuito Caravagio, em Santa Teresa, o Villaggio Zamprogno aposta na piscina biológica como um atrativo para fortalecer o turismo
As piscinas biológicas estão se consolidando como uma tendência no setor de turismo no Espírito Santo, proporcionando uma alternativa sustentável e inovadora para aqueles que buscam conexão com a natureza. Com o foco em refúgios que promovem relaxamento, esses espaços oferecem uma experiência imersiva, aproximando os visitantes de um ambiente natural e revitalizante.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A pandemia fez com que as pessoas buscassem refúgios para se conectarem à natureza”, afirma a arquiteta Larissa Cabral. Segundo ela, as piscinas biológicas criam uma sensação de imersão no meio ambiente, contribuindo para um relaxamento. “Uma pousada ou restaurante pode estar em um sítio belíssimo, mas, sem a possibilidade geográfica de ter uma piscina ou lago natural, os proprietários utilizam a alternativa de criar artificialmente o elemento que seus clientes buscam. As piscinas biológicas não apenas são mais estéticas, mas também agregam valor ao serviço como um todo”, complementa.
No Circuito Caravagio, em Santa Teresa, a cervejaria, hospedagem e restaurante Villaggio Zamprogno aposta na piscina biológica, como um atrativo que visa fortalecer o turismo na baixa temporada. O empreendimento, que foi inaugurado em abril deste ano, tem atraído muitos visitantes com seus deliciosos pratos, cerveja gelada e o atrativo aquático.
Ver essa foto no Instagram
Chaid Syrio Augusto, um dos sócios do Villaggio, afirma que “a ideia do lago surgiu para trazer algo diferente para Santa Teresa, algo instagramável e divertido para as crianças”. A piscina biológica, que conta com uma área de 60 m², integra um deck com parrilha, uma loja com produtos locais e um palco para música ao vivo.
A busca por experiências que envolvam a natureza não se limita a Santa Teresa. Em Guarapari, a Casa de Vidro, conhecida como o “Jalapão Capixaba”, também se destaca com suas piscinas biológicas. A empreendedora Daniela Thorwartl idealizou esse espaço que conta com dois lagos artificiais inspirados nos fervedouros do Jalapão, com peixinhos coloridos que encantam os visitantes. A propriedade oferece o “day use”, permitindo que grupos de até 18 pessoas desfrutem das águas cristalinas e um delicioso almoço. O agendamento pode ser feito pelo telefone (27) 9 9999-1945, com um investimento de R$ 230.
A Pousada Sítio Balango, localizada a apenas 3 km do centro de Domingos Martins, também aderiu ao lago azul, que já se tornou um dos cartões postais da pousada. É repleto de peixinhos e conta com tratamento de ozônio e UV, garantindo águas cristalinas e sem produtos químicos. A pousada também fornece snorkel para aqueles que desejam mergulhar. “O nosso lago é a peça perfeita para completar a sua experiência aqui no Sítio Balango, contando com uma vista incrível e areia que lembra a praia nas montanhas”, destacam os proprietários.
Locais para você visitar no ES:
VILLAGGIO ZAMPROGNO
Localização: Circuito Caravaggio – Santa Teresa
Funcionamento: às sexta-feira, das 10h às 22h; aos sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 16h
Contato: (27) 98138-5579
Instagram: @villaggiozamprogno
SÍTIO BALANGO
Localização: Domingos Martins
Contato: (27) 99632-4227
Instagram: @sitiobalango
CASA GRAND VALLEY
Uma casa com lago e jacuzzi nas montanhas capixabas para você aproveitar a natureza.
Localização: Zona Rural – Usina Jucu – Santa Isabel, Domingos Martins
Contato: (27) 99969-8261
Instagram: @casagrandvalley
JALAPÃO CAPIXABA
O espaço conta com dois lagos artificiais inspirados nos fervedouros do Jalapão, repletos de peixinhos coloridos. É um ótimo local para desfrutar do “day use”, que inclui almoço.
Localização: Serra da Risca – Guarapari
Agendamento: (27) 9 9999-1945
Valor: R$ 230 (grupos de 8 a 18 pessoas)
Como funciona a piscina natural
As piscinas biológicas, também conhecidas como piscinas naturais, são projetadas para simular um ecossistema aquático saudável e sustentável. Em vez de utilizar produtos químicos para a purificação da água, essas piscinas contam com um sistema de filtragem biológica, que combina plantas aquáticas, pedras e substratos para filtrar e limpar a água de forma natural.
O funcionamento se dá através de um processo de ciclagem que envolve a filtragem da água pelas plantas, que absorvem nutrientes e ajudam a manter o ambiente equilibrado. Essas piscinas podem incluir áreas com areia e rochas, proporcionando um visual que se assemelha a lagos ou rios naturais, além de oferecer uma experiência relaxante e agradável. A água, que passa por um tratamento com ozônio e UV, garante que os banhistas desfrutem de um ambiente seguro e livre de produtos químicos agressivos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui