Diversão
Parque na Casa do Governador terá 750 atividades gratuitas ainda neste ano
Parque Cultural em Vila Velha amplia acervo, recebe seminários, shows, oficinas e eventos gratuitos durante o ano

Parque Cultural Casa do Governador. Foto: Divulgação
O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, terá uma intensa programação em 2025. Ao todo, serão mais de 750 atividades gratuitas ao longo do ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e pelo Instituto ArteCidadania.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O evento de lançamento contou com a presença do governador Renato Casagrande e do ativista indígena Ailton Krenak. Ele é o curador do seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral”, que acontece em maio e é um dos destaques da programação.
Além de visitas ao acervo de esculturas, o público terá acesso a oficinas, cursos, espetáculos, exposições temporárias, talk-shows e novos espaços. A entrada para todas as atividades é gratuita, com ingressos disponíveis no site: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/.
Seminário Desnaturada
O seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral” será realizado nos dias 14, 15 e 16 de maio no Bosque de Esculturas. A proposta é provocar reflexões sobre a relação entre humanidade, ancestralidade e natureza.
A programação inclui oficinas, vivências, jogos indígenas, debates e apresentações musicais. Entre os convidados estão Sidarta Ribeiro, Nurit Bensusan e Fabio Scaran, além do próprio Krenak. Serão disponibilizados 500 ingressos por dia, com inscrições a partir desta quinta-feira (10).
Programação
O tradicional Parque Aberto, que ocorre quinzenalmente aos domingos, também passará a ser realizado aos sábados a partir de junho. As edições reúnem música instrumental, feira criativa com empreendedores locais, oficinas e aulas abertas.
O talk-show De Conversa em Conversa, com curadoria de Julio Diniz, também está na agenda. De abril a julho, o projeto trará convidados da música e da literatura para conversas, leituras e apresentações.
A programação contempla ainda a Escola Viva de Artes (EVA), com oficinas, ciclos de formação, rodas de conversa e atividades ambientais. As ações visam promover trocas de saberes e experiências ligadas à arte e ao meio ambiente.
O acervo do Parque será ampliado com cinco novas esculturas. A curadoria valoriza nomes reconhecidos e novos talentos da arte contemporânea brasileira.
Melhorias
O espaço, que tem 93 mil metros quadrados, passará por intervenções de infraestrutura. Entre elas estão a construção de uma nova entrada e a troca do muro por um gradil, conforme projeto da Ufes.
Também será implantada uma nova sinalização para facilitar o deslocamento dos visitantes e valorizar a identidade visual do Parque. As visitas mediadas continuam de quarta a sábado, às 15h30, e aos domingos e feriados, às 10h. Grupos podem agendar visitas durante a semana em horários específicos.
A gestão do Parque é feita pelo Instituto ArteCidadania, selecionado por edital público em 2024. A programação tem patrocínio da EDP (ouro), do Instituto Cultural Vale (prata), ambos via Lei Rouanet, e da ArcelorMittal (prata).
