Diversão
Navio-Veleiro da Marinha aberto para visitação gratuita em Vitória
As visitações acontecem nos dias 14 e 15. Serão disponibilizados 3 mil ingressos por dia. Cada visitante poderá reservar até quatro entradas

Navio-Veleiro da Marinha aberto para visitação gratuita em Vitória. Foto: divulgação Marinha
O Navio-Veleiro “Cisne Branco”, famosa embarcação da Marinha do Brasil (MB), chegará em Vitória no próximo dia 11 de outubro. O navio ficará ancorado no Cais Comercial da Vports, antigo Porto de Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os interessados, podem conhecer o “Cisne Branco” nos dias 14 e 15 de outubro, período em que a embarcação estará aberta para visitação pública das 13h às 17h. O acesso ao navio será feito por meio de ingressos gratuitos e virtuais, que serão disponibilizados pela plataforma Sympla. As vagas são limitadas, com a disponibilidade de 3.000 ingressos por dia. Cada visitante poderá reservar até quatro entradas.
O acesso à área portuária será restrito e controlado, sendo permitido apenas àqueles que apresentarem o ingresso, seja na versão impressa ou online. Além disso, para garantir a segurança durante a visita, é obrigatório o uso de calçado fechado e sem salto.
O “Cisne Branco”, também conhecido como “Embaixada Brasileira no Mar”, atua em funções diplomáticas e de Relações Públicas, simbolizando o Brasil e a Marinha em eventos náuticos significativos, tanto nacionais quanto internacionais. Sua missão também envolve fomentar a mentalidade marítima na sociedade, promover a cultura e tradições navais e contribuir para a formação do pessoal da Marinha do Brasil.
O veleiro, construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf em Amsterdã, Holanda, foi entregue à Marinha em 4 de fevereiro de 2000. O “Cisne Branco” foi incorporado à Armada em Lisboa, Portugal, em 9 de março do mesmo ano. O navio, terceiro a carregar o nome “Cisne Branco”, foi projetado inspirado nos veleiros “Clippers” do final do século XIX.
Com 76 metros de comprimento e 48 metros de altura, o navio desloca 1.038 toneladas e pode alcançar a velocidade máxima de 17,5 nós (aproximadamente 32 km/h) à vela, graças à sua área vélica máxima de 2.195 metros quadrados e um total de 32 velas. O “Cisne Branco” também conta com propulsão auxiliar por um motor Diesel de 1001 hp, atingindo a velocidade máxima de 11 nós (cerca de 20 km/h) a motor.
A entrada para a visitação ocorrerá pelo portão localizado em frente ao Palácio Anchieta, no Porto de Vitória. Para garantir sua visita, faça a inscrição através do link: Inscrição para visitação ao Navio-Veleiro Cisne Branco.
Serviço
Local: Porto de Vitória (ES)
Entrada: Portão em frente ao Palácio Anchieta
Visitação pública: 14 e 15 de outubro de 2023
Horário: 13:00h às 17:00h
Inscrição para ingressos: Sympla
OBS: O acesso à área portuária somente será permitido mediante apresentação do ingresso,
impresso ou on-line, e também do cumprimento dos requisitos de segurança (uso de calçado fechado, sem salto).
