fbpx

DAQUIPRALI

20 montanhas e diversas cachoeiras: as atrações de Vila Pavão

Apesar de ser um dos menores municípios do Estado, Vila Pavão é reconhecido como a capital cultural do Norte do Espírito Santo

Publicado

em

Vila Pavão está situado na Região Noroeste do Espírito Santo, delimitando-se ao norte com Ecoporanga, a oeste com Barra de São Francisco e ao sul e leste com Nova Venécia. O município é um grande produtor de granito, tendo nas mineradoras uma de suas principais fontes econômicas. Além disso, a agricultura familiar e a produção de café e gado são atividades que geram renda para os moradores da zona rural.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Apesar de ser um dos menores municípios do Estado, Vila Pavão é reconhecido como a capital cultural do Norte do Espírito Santo, sendo uma das cidades mais ricas em cultura. Seu território é marcado por montanhas, cachoeiras e construções encantadoras. A paisagem natural conta com mais de 20 montanhas para escalada e diversas cachoeiras, além de uma arquitetura típica com casas no estilo enxaimel, museus e belas igrejas, entre elas a Igreja de Todos os Santos, a Igreja Matriz de São Pedro e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Igreja Matriz. Foto: Divulgação

Igreja Matriz. Foto: Divulgação

Conhecida como a “Igrejona”, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil destaca-se por sua belíssima arquitetura. O templo conta com uma torre de 38 metros de altura, nove andares e três sinos de cobre, que podem ser ouvidos a uma distância de até 12 km.

Igreja Luterana. Foto: Adilson Espindula

Igreja Luterana. Foto: Adilson Espindula

O nome “Vila Pavão” foi dado por tropeiros que costumavam pernoitar na única casa do “pavão”, localizada na encruzilhada onde hoje se encontra o centro da cidade. A varanda da casa possuía o desenho da ave, o que inspirou o nome do município.

O Museu Pomerano Franz Ramlow abriga um rico acervo de peças, utensílios e equipamentos utilizados no início da colonização pomerana no município. O espaço recebe visitantes ao longo de todo o ano, incluindo alunos de Vila Pavão e de outros municípios, mediante agendamento prévio.

Dicas de presentes e mimos para pessoas que amam viajar!

A Praça do Colono é um espaço diferenciado. Apesar de ser chamada de praça, possui um portão que delimita o local. No seu interior, há um parquinho e um salão multifuncional, utilizado para diversas atividades. No dia da visita, estava acontecendo uma aula de ginástica, mas o espaço também conta com cadeiras ao redor, sugerindo que pode funcionar como auditório.

Dentro da praça encontra-se o simpático letreiro da cidade: “Eu Amo Vila Pavão”.

Mordida divina: o bolinho de aipim de Meaípe que encanta a todos

As paisagens rurais são um verdadeiro espetáculo à parte, com belíssimas cachoeiras, como a do Mira, do Tira Couro, da Grota, do Daniel Colombe, dos Boones e a famosa Ilha Flegler. Todas essas atrações convidam os visitantes a momentos de descanso e tranquilidade. Tanto que as cachoeiras receberam um circuito exclusivo: o Caminho das Cachoeiras.

Cachoeira de Vila Pavão. Foto: Divulgação

Cachoeira de Vila Pavão. Foto: Divulgação

Os circuitos turísticos de Vila Pavão são três:

  • Caminho das Cachoeiras,
  • Caminho da Fé,
  • Caminho das Pedras, também conhecido como Eixo das Pedras.

O Caminho das Pedras impressiona pela bela paisagem formada pelo majestoso encontro de duas grandes formações rochosas, separadas por uma bucólica estrada de campo. O pôr do sol, encaixado perfeitamente entre as montanhas, somado à presença de cavernas inexploradas e à possibilidade de esportes como parapente e rapel, transformaram o local em um dos mais visitados de Vila Pavão.

O que mais encantou nessa rota foi a cena de um carro atravessando o estreito caminho entre as montanhas – um verdadeiro cenário de cinema. Melhor do que ver, é vivenciar essa experiência!

Caminho entre pedras. Foto: Divulgação

Caminho entre pedras. Foto: Divulgação

Geylla Sall

Geila Salomão Santos ou Geylla Sall. Mineira de certidão, capixaba de coração. Publicitária, jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que posso fujo de casa e vou daquiprali, dalipralá, daquidali... Conheço as 78 cidades do estado onde moro, o Espírito Santo, quero conhecer todos os "27" estados brasileiros e o máximo de países que eu puder. Meu sonho de consumo sempre foi ter rodar o mundo num motorhome. Como diz Amyr Klink "um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir".

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.