Diversão
Flávio Venturini se apresenta com Coral Jovem na Festa da Penha
Show inédito acontece no dia 27 de abril, às 19h, no Parque da Prainha, e marca os 455 anos da maior festa religiosa do Espírito Santo

Concerto Vale Música. Foto: Mosaico Imagem
Um dos momentos mais aguardados da programação cultural da Festa da Penha 2025 será o encontro inédito entre o cantor e compositor Flávio Venturini e o Coral Jovem Vale Música. A apresentação será no domingo (27), às 19h, no palco montado no Parque da Prainha, em Vila Velha. A entrada é gratuita e o evento conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
50 anos de carreira de Venturini
O show faz parte da turnê comemorativa “Minha História”, que marca os 50 anos de carreira de Flávio Venturini, um dos ícones do movimento Clube da Esquina, surgido em Minas Gerais nos anos 1970. Esta será a primeira vez que o artista mineiro se apresenta como convidado especial do Projeto Vale Música Espírito Santo.
Dividido em blocos, o espetáculo começa com a interpretação solo de “Céu de Santo Amaro”, seguida da participação do coral na canção “Maria Maria”. Em seguida, os 20 jovens cantores do grupo, com idades entre 16 e 25 anos, assumem o palco sob a regência de Max Michel Alves, interpretando clássicos dos álbuns “Clube da Esquina” (1972) e “Clube da Esquina II” (1978).
Clássicos da MPB e Clube da Esquina
Na segunda parte, Flávio Venturini retorna ao palco para cantar sucessos como “Nascente”, “Clube da Esquina nº 2” e “Todo Azul do Mar”, este último um marco de sua passagem pelo grupo 14 Bis, do qual fez parte entre 1979 e 1988. O encerramento promete emocionar o público com o coral e o artista dividindo os vocais em três canções finais.
Antes de integrar a programação da Festa da Penha, o espetáculo já havia sido apresentado em outras ocasiões, como no Teatro da Ufes, na comemoração dos 50 anos do bairro Mata da Praia, e no Cineteatro das Artes, em Vila Velha. No entanto, esta será a primeira vez que o grupo canta ao lado de Venturini.
Clube da Esquina segue influente
Para o maestro Max Michel Alves, o Clube da Esquina representa um divisor de águas na música brasileira por sua fusão inovadora de ritmos. “Mistura música africana e mineira com bossa nova, jazz, rock, Beatles e música clássica”, explica.
O álbum homônimo, lançado em 1972 por Milton Nascimento e Lô Borges, foi eleito o melhor disco brasileiro de todos os tempos por uma enquete realizada em 2022 pelo podcast Discoteca Básica. “É uma obra que ainda encanta até os ouvintes mais exigentes”, completa o regente.
Coral Jovem Vale Música canta Clube da Esquina
Participação especial: Flávio Venturini
Regência: Max Michel Alves
Data: 27 de abril (domingo)
Horário: 19h
Local: Parque da Prainha, Vila Velha
Entrada: gratuita.
LEIA MAIS:
