fbpx

Diversão

Festival Comunidade Interligada traz cultura a Jabaeté

Realizado pela EDP e Instituto GG5, o evento visa desenvolvimento comunitário, com apresentações de produtos de oficinas, exposições e show da banda Casaca

Publicado

em

A banda Casaca será a atração principal do festival. Foto: Reprodução

Os moradores de Jabaeté, em Vila Velha, terão um dia com muita música, celebração da cultura local e valorização da participação social. No dia 10 (sexta-feira), a partir das 14 horas, acontece o Festival Comunidade Interligada. A iniciativa é do Instituto GG5 de Desenvolvimento Comunitário, com correalização da EDP, por meio do Instituto EDP, organização que coordena os projetos socioculturais da Companhia, e apoio da prefeitura da Vila Velha. O evento será realizado no Projeto Tons de Amoras (Rua Líbano, Jabaeté, Vila Velha/ES – em frente à Polícia Militar e ao CRAS). A entrada é gratuita.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O evento marca o encerramento do Projeto Comunidade Interligada, que foi realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Ao longo da iniciativa, mais de 100 jovens e adultos de Jabaeté participaram de oficinas de audiovisual, trança, skate, grafite, dança, letra e rima. A iniciativa surgiu por um anseio dos próprios moradores, que indicaram o tema cultura como uma das prioridades de ação para o Programa Comunidade IN, do Instituto EDP.

“O festival marca o encerramento de uma importante iniciativa de desenvolvimento local realizada em Jabaeté. Ficamos muito contentes com os frutos desse projeto, principalmente pelo fato de ser uma demanda da própria comunidade”, destaca o diretor da EDP no Espírito Santo, Fenando Saliba.

A programação do festival se inicia às 14 horas com a certificação de jovens da comunidade que concluíram o curso de Eletricista e Instalador Predial, patrocinado pela EDP em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI). Em seguida, a comunidade poderá conhecer as produções desenvolvidas nas oficinas realizadas pelo Projeto Comunidade Interligada.

Encerrando as atividades, haverá um show da banda Casaca. Originário da Barra do Jucu, balneário de Vila Velha, o grupo possui mais de 20 anos de carreira fazendo um pop-rock que traz consigo a marca da tradição do seu folclore local, o Congo. Ao longo de sua trajetória, a banda emplacou sucessos como “Anjo Samile”, “Da Da Da”, “Sereia” e “Barra”.

Exposição e serviços

Durante o festival, haverá ainda uma feira solidária, com exposição e venda de produtos locais, além de prestação de serviços para os moradores. Também haverá prestação de serviços realizada pela fundação Carmen Lúcia (atendimento clínico e odontológico), Projeto Nossos Quintais (produtos e informações sobre horta comunitária); projeto Tons de Amoras (exposição de artesanato), o Instituto GG5 (venda de produtos) e a Reser 5 – Rede Solidária de Empreendedores da Região 5.

“O projeto causou um impacto importante na comunidade, como oficinas produtivas e participação de diversas faixas etárias. O festival reflete isso. Esperamos que evento seja importante para a comunidade, pois vai trazer atrações interessantes e ajudar a desenvolver localmente Jabaeté, modificando positivamente a realidade”, ressalta Tiago Uliana, diretor do Instituto GG5.