Diversão
Festival Colibri impulsiona criatividade capixaba em 38ª edição com novidades
Evento reunirá profissionais da comunicação no Triângulo em julho; Sinapro-ES anuncia expansão para sistema nacional durante lançamento

38ª edição do Festival Colibri ocorre nos dias 15 e 16 de julho em Vitória. Foto: Divulgação
No Brizz, na Enseada do Suá, aconteceu o lançamento do evento mais aguardado da comunicação no Espírito Santo, que se destaca como um importante impulsionador da criatividade, inovação e valorização do setor com grandes novidades! O evento reuniu o mercado da comunicação capixaba com muito conteúdo, networking.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A data do Festival Colibri, será nos dias 15 e 16 de julho, no Triângulo. E será especial. Como em 2011, de volta às origens, um festival para fechar a rua!
O Summit, dia 15, será realizado no Clube A, durante o dia, à noite, happy hour no São Joaquim, e tão aguardada premiação, dia 16, será no Embrazado, em Vitória. A programação será divulgada posteriormente, com detalhes.
Na apresentação do evento, promovido pelo Sebrae-ES, Eurípedes Pedrinha falou da importância do mercado publicitário com as grandes empresas, como as conexões são necessárias – pois todos são importantes.
Logo em seguida, Alexandre Pedroni , presidente do Sinapro-ES, apresentou a imprensa e mercado da publicidade, a super novidade:
O Sinapro/ES, que realiza o evento, passa a ser Sistema Nacional da Propaganda do Espírito Santo:
“Há 38 anos, um movimento começou no Espírito Santo. Profissionais da propaganda se uniram para fortalecer o mercado, dar voz às agências e impulsionar marcas. Assim nasceu o SINAPRO Espírito Santo. Foram anos de conquistas, representatividade e crescimento. Conectamos talentos, ajudamos a construir grandes histórias. Mas o mundo mudou. A comunicação evoluiu e, para continuar representando e impulsionando o mercado, precisamos dar o próximo passo. Agora, o SINAPRO Espírito Santo evolui para se tornar o sistema nacional da propaganda Espírito Santo. Mais do que um nome, um compromisso com o futuro da história. Somos mais do que um sindicato, somos um elo. Através da SINAPRO, expandimos horizontes, conectamos mercado e fortalecemos o setor publicitário, preparando o Espírito Santo para os desafios e oportunidades em nível nacional. Juntos, somos mais fortes.
Como sistema, atuamos no presente e planejamos o futuro, reunindo agências, veículos, produtoras, anunciantes, profissionais e estudantes. Vamos seguir transformando e fortalecendo o ecossistema da comunicação.”
Os responsáveis pela mudança tão significativa para o crescimento do Sinapro ES, além do presidente Alexandre Pedroni, e a vice presidente, Raquel Rampon, os diretores do Sinapro: Fernando Lisboa, João Paulo Debane, Lygia Beloti, Fred Pesin e Júlio Cesar dos Rei, sem esquecer, da executiva do Sinapro/ES, Fani Rocha, citada e parabenizada pelo presidente, pelo trabalho desenvolvido.
Os presentes também tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Inovação no Mercado de Mídias”, com o paulista Felipe Manno, gerente de mídia do Nubank. Felipe é publicitário com experiência de 18 anos atuando em agências de publicidade, atuando diretamente na área de mídia de diversos segmentos, mas com grande destaque no segmento de Finance (Itaú, Santander, Getnet, Autocompara, SIM, Banestes, Bandes, Superdigital Brasil e Latam). E que já trabalhou no mercado capixaba, no Banestes e algumas agências, voltou ao Estado após 6 anos e contou alguns cases de sucesso da sua carreira.
Festival Colibri
A maior premiação da publicidade capixaba e uma das mais tradicionais do Brasil, está com novo portal, que facilita a e fica mais ágil para a inscrição e ser validada pelo júri técnico. De uma forma transparente, para mais credibilidade e assim acompanhar qual etapa do processo está no momento.
A tela terá total número de inscrições, com filtros por status, agência e categoria, fluxo das inscrições.
A comissão criativa, formada por Thauna Moreira, Caetano Monteiro, Zuliane,Pessin, Ricardo Montenegro, Luis Tauffer, Louis Debbané, Leandro Ladeira, Renan Lessa, (das agências Ampla, Chuva, Target, Tipz, Prosper, MP, Fire e Conteúdo), será responsável pela revisão do regulamento, validação das inscrições, escolha do júri, atualização da dinâmica de votação.
Festival Colibri, já abriu inscrição para as peças das agências, sendo que até o final do mês de abril serão abertas as inscrições dos profissionais, fornecedores e estudantes. Foram 365 peças inscritas.
Na premiação serão 20 categorias, sendo que a categoria Merchandising foi unificada com a ação promocional – e 16 agências.
1) Spot Instucional,
2) OHH,
3) Filme Institucional,
4) Midia Online,
5) Live Marketing/Merchan
6) Filme digital,
7) Colibri Social
8) Designer Gráfico,
9) Identidade Visual,
10) Campanha institucional,
11) Campanha Digital Institucional,
12) Campanha Digital Varejo,
13) Filme Varejo,
14) Ação Creator,
15) Campanha Varejo,
16) Case de Sucesso,
17) Spot Varejo,
18) Impressos Institucionais,
19) Design de Produto,
20) Impressos Varejo.
Agências Inscritas:
MP, Ampla, Prosper, Fire, Conteúdo, Chuva, Tipz, Danza, Target, Transform, Único, Ebrand, Prisma, Resultate, Artcom e C3.
Os melhores profissionais no mercado capixaba, com inscrição de 24/04 a 08/05, na divisão:
Agência:
1) Atendimento,
2) criação – Diretor de Arte,
3) Criação – Redator,
4) Digital – Conteúdo,
5) Digital – Performance,
6) Planejamento,
7) Produção,
8) Mídia
Mercado:
1) Creator,
2) Executivo de conta,
3) Marketing
Fornecedores nos segmentos – com inscrição de 05/05 até 19/05.
1) Gráfica,
2) Vídeo,
3) Áudio,
4) Live Marketing
5) Fotografia
6) Comunicação visual,
7) Brindes,
8) Serviços especializados.
Colibri Estudantes – Os jovens talentos das principais instituições de ensino do Espírito Santo, e os professores orientadores, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Comunicação Social e Design. Inscrições de 05/05 a 30/05.
Por fim, o grande prêmio, “Anunciante do Ano” – As empresas que mais acreditam e investem no mercado capixaba, são valorizadas com o prêmio.
O KV (Key Visual) – campanha do Festival Colibri 2025 foi feito Conteúdo Gestão de Ideias, de Cachoeiro de Itapemirim.
Vídeo da abertura:
O Festival Colibri é um evento aberto a todos os profissionais do mercado de publicidade, comunicação e design, estudantes, clientes, fornecedores e demais interessados na área.
O Festival Colibri é ponto de convergência onde talentos locais e referências nacionais se encontram nas alturas. Como o próprio colibri, que possui a singular capacidade de voar em todas as direções, “nossa criatividade não se limita a um único caminho”- ela sobe, desce, avança e quando necessário, recua para ganhar mais impulso. E nessa liberdade de movimentos que nasce essa força criativa.
Os convidados concorreram a um voucher com duas diárias no Eco Lodge Natureza.
Serviço:
Festival Colibri 38ª edição
Quando: 15 e 16 de julho
Local: Summit no Clube A = Café com palestras e feira criativa (durante o dia) – e no final do dia, Jam Session, ativações de patrocinadores, happy hour – no Seu Joaquim, Pirão, Bilac e Din don don.
Premiação no Embrazado + coquetel
Mais informações: https://www.festivalcolibri.com.br/
Leia mais:
