fbpx

Diversão

Exposição ‘Primatas da Mata Atlântica’ na Ufes traz fotos e sons de 24 espécies

A mostra reúne fotografias, ilustrações e vocalizações das 24 espécies de primatas que ocorrem na Mata Atlântica

Publicado

em

A exposição Primatas da Mata Atlântica une fotos, sons e ilustrações para revelar a vida de 24 espécies ameaçadas, convidando à reflexão sobre conservação. Foto: Divulgação

A exposição Primatas da Mata Atlântica une fotos, sons e ilustrações para revelar a vida de 24 espécies ameaçadas, convidando à reflexão sobre conservação. Foto: Divulgação

Sucesso de público em Santa Teresa/ES, a exposição “Primatas da Mata Atlântica” pode ser visitada na Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, até o dia 31 de março.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Produzida pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e com curadoria de André Alves, a mostra reúne fotografias, ilustrações e vocalizações das 24 espécies de primatas que ocorrem na Mata Atlântica.

A nova montagem, em parceria com a UFES, integra a programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no campus de Goiabeiras, de 19 a 21 de fevereiro. Com o tema “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, o evento reunirá pesquisadores, professores e o público em geral para debater sobre a crise climática e a preservação dos oceanos. Além de fomentar discussões científicas, o evento proporciona a aproximação entre sociedade e cientistas.

“Primatas da Mata Atlântica” une ciência e arte. Com imagens de fotógrafos profissionais e primatólogos de campo, complementadas por ilustrações de Stephen Nash, a mostra leva à reflexão sobre a importância dos primatas, suas semelhanças com seus “primos” humanos, e sobre a necessidade de uma relação mais harmoniosa entre seres humanos e natureza.

“Há milhares de anos, um dos maiores desafios de nossos primos da mata é a convivência com seu parente humano, por serem caçados para alimentação e mantidos como animais de estimação. No entanto, esses desafios nem se comparam aos dos últimos séculos, quando suas florestas vêm sendo sistematicamente cortadas, queimadas, dilaceradas e exterminadas. Hoje, mais do que salvar suas próprias vidas, o desafio é salvar suas espécies da extinção”, ressalta Sérgio Lucena, primatólogo e diretor do INMA.

Por meio da arte, a exposição busca sensibilizar o público para a importância dos primatas, que desempenham papéis ecológicos essenciais, e sua conservação.

“O audiovisual permite-nos sentir e pensar sobre a vida no planeta. Imagens e sons vão muito além de simples registros. Nessa exposição, nos levam a entrar no universo dos primatas, conhecer seu comportamento, sua identidade e os ecossistemas onde vivem. Ouvir o som dos primatas e olhar para eles, cara a cara, remete-nos à nossa existência, aos nossos ancestrais”, analisa André Alves, biólogo de formação e fotógrafo dedicado à natureza, curador da exposição.

SERVIÇO

“Primatas da Mata Atlântica”

Curadoria: André Alves

Temporada: até 31 de março de 2025

Visitação: segunda-feira a sexta-feira, de 7 às 21 horas

Local: Biblioteca Central da UFES (Campus Goiabeiras – Vitória/ES)

Leia mais!