Diversão
Exposição em Vitória retrata mulheres que enfrentam o câncer de mama
Na 8ª edição, projeto “Você é Única” mostra pacientes ao lado de familiares e amigos, reforçando a importância da rede de apoio

Dra. Carolina Canopca,Dra. Neuzimar Serafim,Dirceu Paigel e Dra. Ana Paula Mazzocco. Foto: Divulgação
A luta de 12 mulheres entre 30 e 60 anos contra o câncer de mama ganha um novo olhar a partir desta quarta-feira (1º), no Shopping Vitória. A exposição “Você é Única” chega à sua 8ª edição com fotos assinadas pela fotógrafa Thuanny Louzada, que registrou não apenas as pacientes, mas também seus familiares, amigos e até animais de estimação que fazem parte da rede de apoio no tratamento.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Idealizado pelo empresário Dirceu Paigel, o projeto reforça que a jornada contra a doença não é solitária. “Queremos revelar a beleza e a força de cada uma, mas também informar, alertar e conscientizar sobre o câncer de mama”, destacou Paigel.
Rede de apoio em evidência
Para a fotógrafa Thuanny Louzada, o objetivo é mostrar que existe vida após o diagnóstico e valorizar quem está ao lado das pacientes. “Pedi para cada participante incluir no ensaio pessoas que são essenciais nesse processo de cura”, contou.
Além das pacientes, também participaram a jornalista e madrinha do projeto Fabíola de Paula e as médicas oncologistas Ana Paula Mazzocco do Nascimento Dalvi, Neuzimar Rodolfo Serafim e Carolina Canopca.
Conscientização pelo Outubro Rosa
A exposição integra as ações do Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. O projeto tem parceria do Hospital Evangélico de Vila Velha, do Hospital Santa Rita (Afecc) e do Projeto Vida, com apoio do Shopping Vitória.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, depois do de pele não melanoma. Até 2025, a estimativa é de 73.610 novos casos por ano, com taxa de 66,54 ocorrências a cada 100 mil mulheres. A doença deve causar 18 mil mortes anuais, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, que concentram 70% dos diagnósticos.
O papel da família no tratamento
A mastologista Neuzimar Serafim, do Hospital Evangélico de Vila Velha, reforça que o câncer de mama transforma não só o corpo, mas toda a vida da paciente. “Eles [familiares e amigos] oferecem suporte nos momentos mais difíceis, ajudam na tomada de decisões e funcionam como uma rede de apoio que transmite segurança e esperança”, explicou.
Segundo a médica, a presença próxima reduz a solidão, diminui sintomas de ansiedade e depressão e fortalece a autoestima. “O tratamento do câncer de mama não é só médico; ele também é humano, e o apoio emocional reflete diretamente nos resultados clínicos”, concluiu.
Exposição “Você é Única”
Data: de quarta (1º) a 28 de outubro
Local: Shopping Vitória, 2º piso, ao lado da Casa Bauduco
Entrada: gratuita
