Diversão
Exposição mostra fotografias feitas por mulheres com baixa visão
São 32 imagens que compõem a exposição aberta ao público de quinta-feira (31) até sábado (2) no Ponto de Cultura SOCA Brasil, bairro Santa Mônica Popular

Foram 10 mulheres com baixa visão selecionadas para o projeto. Foto: Divulgação/PMVV
Dez mulheres com baixa visão apresentam seus registros na exposição Um Outro Olhar, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. A mostra será realizada no Ponto de Cultura SOCA Brasil, em Santa Mônica Popular, Vila Velha.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As fotógrafas participaram de oficinas organizadas pela Associação SOCA Brasil. Os encontros aconteceram em junho, com mediação das artistas Rejane Arruda e Renza Luíza, da Cia Poéticas da Cena Contemporânea.
“É impressionante a semelhança da baixa visão com algumas características da poética visual contemporânea”, compara a artista e cineasta Rejane Arruda, curadora da exposição.
“Muitas pessoas têm familiaridade com a ideia de uma pessoa cega, mas nunca ouviram falar da baixa visão. Aqui, elas encontraram na fotografia uma linguagem para dar seu recado ao mundo. Ao mesmo tempo, aprenderam a conceber a sua forma de ver como poética”, analisa.
Lucinéia Santos, uma das participantes, descreve sua percepção visual como “olhar por dentro de um canudo”. Ela conta que aprendeu a usar essa forma de ver como potência criativa. “Durante as oficinas, as professoras trabalharam com a gente o que é necessário para produzir uma foto do nosso jeito”, explica.
A Cia Poéticas da Cena Contemporânea é o mesmo coletivo de artistas e educadores culturais que desenvolveu a metodologia da Escola de Fotógrafos Cegos, outro projeto da SOCA Brasil que já realizou aulas, oficinas e exposições em Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus, a partir de 2022.
Escola de Fotógrafos Cegos
A oficina seguiu a mesma linha da Escola de Fotógrafos Cegos, projeto já realizado em diversas cidades do Espírito Santo desde 2022. A metodologia foi desenvolvida pelo mesmo grupo artístico-pedagógico.
Essa iniciativa já promoveu duas mostras coletivas: Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto (2023) e Aqui Eu Habitei (2024). Ambas circularam por cidades do Estado com fotografias impressas em placas de grande dimensão.
Ponto de Cultura
A programação do Ponto de Cultura SOCA Brasil segue até o fim de 2025, com oficinas gratuitas em teatro, vídeo e música. A oficina Música e Memória, por exemplo, contará com apresentação ao vivo transmitida pelo YouTube.
O Ponto de Cultura SOCA Brasil está localizado nas instalações do Espaço Contêiner junto ao ateliê da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, no bairro Santa Mônica Popular, em Vila Velha. O Espaço Contêiner dispõe de rampa de acesso para cadeirantes e banheiro adaptado, além de monitoria humanizada com acolhimento no ponto de ônibus e acompanhamento durante as atividades.
Serviço
Exposição “Um Outro Olhar”
Data: 31 de julho a 2 de agosto
Horário: das 16h às 21h
Local: Ponto de Cultura SOCA Brasil – Espaço Contêiner (Rua Vinte e Quatro, 255 – Santa Mônica Popular, Vila Velha)
