fbpx

Diversão

Espetáculo gratuito em Vitória celebra identidades femininas

Espetáculo “Xokotô” estreia no Teatro Sônia Cabral e utiliza a dança para questionar padrões de gênero e ampliar a visibilidade trans

Publicado

em

Bailarinas de “Xokotô” em cena

Bailarinas de “Xokotô” em cena. Foto: Axé Bordon

O espetáculo de dança “Xokotô” estreia no próximo sábado (15), às 19h30, no Teatro Sônia Cabral, no Centro de Vitória. A apresentação é gratuita e faz parte da 3ª edição do festival “Verão Cultural Sônia Cabral”. A entrada será por ordem de chegada.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com quatro bailarinas em cena, a montagem da Cabeluxo Produções utiliza linguagens contemporâneas da dança para discutir e desconstruir padrões históricos que impuseram rótulos pejorativos às identidades femininas. O espetáculo busca ampliar a visibilidade de mulheres trans e travestis, abordando questões de gênero e igualdade.

Segundo o diretor e coreógrafo Mattheus Schirffimaan, “Xokotô” propõe uma reflexão sobre a pluralidade das experiências femininas, resgatando histórias frequentemente marginalizadas. “Dar visibilidade a essas identidades é essencial para a compreensão e o respeito às diversidades de gênero”, afirma.

A montagem também se inspira em figuras como Luana Muniz, Leila Benitez, Lohana Berkins e Deborah Sabara, importantes ativistas na defesa dos direitos da população trans e travesti. Elementos das pombogiras também estão presentes na narrativa do espetáculo, trazendo um olhar crítico sobre a forma como essas entidades foram historicamente retratadas.

O espetáculo “Xokotô” é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com apoio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

“Xokotô”

O quê: Espetáculo de dança da Cabeluxo Produções.
Quando: Sábado (15), às 19h30.
Onde: Teatro Sônia Cabral, no centro de Vitória.
Quanto: Entrada gratuita.
Classificação etária: Livre.

Leia mais: