Diversão
ES recebe Festival Internacional de Dança com programação gratuita
O festival “Dança em Trânsito” 2023 começa nesta quarta (26) e vai até domingo (30) e passará por Colatina, Baixo Guandu, Vitória e Vila Velha

Solo de Rami Levi, do Grupo Tápias. Foto: Divulgação
O Dança em Trânsito, um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país, está em sua 21ª edição e chega ao Espírito Santo esta semana, de 26 a 30 de julho, com uma programação gratuita e especial em quatro cidades capixabas: Baixo Guandu, Colatina, Vitória e Vila Velha.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O festival teve uma primeira etapa inédita entre fevereiro e abril, no Rio de Janeiro, e, em junho, seguiu para a República Tcheca. Neste mês de julho, iniciou sua tradicional itinerância nacional, passando por 33 cidades, divididas em três circuitos espalhados pelas cinco regiões do país, até 14 de outubro.
No Espírito Santo, a programação conta com atrações como a suíça Nicole Seiler, a belga Loraine Dambermont, e os brasileiros Fábio da Costa e Mário Nascimento, que trazem espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, incluindo residências artísticas, oficinas e muito mais.
> A nova tendência nos casamentos: cardápios com identidade e afeto
O 21º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, além de patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.
ESPETÁCULOS GRATUITOS
Um dos espetáculos imperdíveis da programação do festival Dança em Trânsito no Espírito Santo é apresentado por Christian Moyano, vindo diretamente de Montevidéu, Uruguai. Ele percorrerá as quatro cidades capixabas com seu solo intitulado ‘Você deveria Ficar’ (15 minutos). A obra de dança contemporânea evoca uma sensação de pertencimento, precisão, abraço e despedida.
Outro espetáculo que promete cativar o público em todas as cidades capixabas é protagonizado pelo bailarino Fábio Costa, natural de Brumadinho, Minas Gerais. Em seu solo intitulado ‘Umbigo do Sonho’ (23 minutos), ele traz à cena a realidade de jovens negros através do encontro entre dança e psicanálise.
E em uma apresentação especialmente aguardada, no dia 30 de julho, no Parque Cultural Casa do Governador, o coreógrafo Rami Levi, do Grupo Tápias, do Rio de Janeiro, apresentará seu solo exclusivo, criado especialmente para a intérprete Flávia Tápias. Rami Levi se inspirou nos movimentos dos animais para traduzir toda sua experiência.
OFICINAS E RESIDÊNCIA
Entre os dias 21 e 25, acontecerá em Colatina um Workshop de Criação com a coreógrafa Larissa Ramalho, vinda do Amapá. Larissa conduzirá os participantes deste workshop na criação de uma obra coreográfica centrada na ideia de Trajetórias. A partir de jogos corporais e da partilha de um vocabulário de movimentos, será criado um trabalho inspirado nas experiências pessoais.
> Ao ar livre, Festival MC terá super tela para exibir filmes de graça
Já no dia 28 de julho, ocorrerá em Vitória a Oficina de “Dança Contemporânea Urbana” com o bailarino Fábio Costa, originário de Minas Gerais. A oficina será gratuita e terá duas horas de duração no Espaço de Dança Duetto, em Santa Lúcia, Vitória. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas pelo site do festival.
O objetivo do festival com as oficinas é proporcionar um espaço de troca, oferecendo aos participantes a oportunidade de refletir sobre suas próprias práticas e, ao mesmo tempo, promover um intercâmbio de culturas e diversidades entre os artistas.
PROGRAMAÇÃO
26 de julho (quarta-feira) – Colatina
A partir das 18h na Área Verde – Av. Senador Moacyr Dalla-Centro/Colatina
- VOCÊ DEVERIA FICAR (15 min) – Christian Moyano (Montevidéu, Uruguai)
- UMBIGO DO SONHO (23 min) – Fábio Costa (Brumadinho/MG)
- 27 de julho (quinta-feira) – Baixo Guandu
A partir das 19h | Praça São Pedro (Av. Carlos Medeiros, 1-91 – Baixo Guandu)
- VOCÊ DEVERIA FICAR (15 min) – Christian Moyano (Montevidéu, Uruguai)
- UMBIGO DO SONHO (23 min) – Fábio Costa (Brumadinho/MG)
28 de julho (sexta-feira) – Vitória
A partir das 18h no SESC Glória (Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória)
- 18h30: VOCÊ DEVERIA FICAR (15 min) – Christian Moyano (Montevidéu, Uruguai)
- 19h: UMBIGO DO SONHO (23 min) – Fábio Costa (Brumadinho/MG)
30 de julho (domingo) – Vila Velha
A partir das 10h30 no Parque Cultural Casa do Governador (R. Santa Luzia – Praia da Costa, Vila Velha)
- SOLO (8 min) – Rami Levi – Grupo Tápias (Rio de Janeiro/RJ)
- VOCÊ DEVERIA FICAR (15 min) – Christian Moyano (Montevidéu, Uruguai)
- UMBIGO DO SONHO (23 min) – Fábio Costa (Brumadinho/MG)
