Diversão
Encontro de colecionadores exibe moedas raras em Vitória
O evento será realizado de 30 de maio a 1º de junho, reunindo 34 expositores de vários estados do País com peças raras e curiosas

Enzo, 12 anos, exibe 5 mil cartas de Pokémon ao lado de relíquias do Império no Encontro Nacional de Multicolecionismo. Foto: Divulgação
Cédulas em seda ou couro e moedas cunhadas em pedras. Uma coleção de moedas exóticas da Europa e da África vai marcar uma década do Encontro Nacional de Multicolecionismo, um dos maiores eventos do gênero no Brasil. A 10ª edição do encontro acontece entre os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, no Century Plaza Apart Hotel, em Camburi, com entrada gratuita.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O ponto alto do evento será a coleção de moedas exóticas e a coleção da Série Vicentina, cujas moedas são comemorativas específicas que fazem parte de um conjunto mais amplo de moedas emitidas ao longo da história do Brasil, geralmente associadas a figuras importantes da história do país, como o Padre Vicente.
Entre os itens mais raros dessa edição que serão expostos, está um documento Carta Patente datado de 24 de março de 1871, assinado pelo Imperador D. Pedro II, cédula de Veludo da Alemanha de 1923, moeda com passaporte da Covid-19 das Ilhas Fiji (2021), cédula de Madeira da Áustria de 1920, entre outros.
O acervo deste 10º Encontro Nacional de Multicolecionismo reúne mais de 100 mil peças, entre selos, moedas, cédulas, cartões postais, telecartões, miniaturas, brinquedos antigos, figurinhas, quadrinhos e outras raridades que fazem parte da memória afetiva e histórica de cada um.
A programação inclui exposições, feira de compra, venda e trocas, com espaço também para a nova geração. Dos 34 expositores, Enzo Pádua Cimini é o mais jovem: o capixaba tem 12 anos e vai levar para o encontro sua coleção de cartas Pokemóns com mais de 5 mil peças.
Segundo os organizadores, o evento tem como objetivo valorizar a cultura do colecionismo, promover a troca de conhecimento e incentivar o interesse das novas gerações por essa prática que vai além do hobby, tornando-se muitas vezes um exercício de preservação histórica e identidade cultural.
“A cada edição, vemos o crescimento do público e do número de expositores. É uma oportunidade de reencontrar amigos, fazer networking, aprender e descobrir peças únicas que carregam histórias fascinantes”, afirma Lelio Cimini, um dos organizadores do evento.
São esperados expositores de diferentes estados, como Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Paraná e, claro, Espírito Santo, que irão unir suas paixões por objetos de multicolecionismo, além de iniciantes e interessados nesse universo, que revela um mundo de pequenas grandes memórias.
Serviço:
10º Encontro Nacional de Multicolecionismo
Organizadores: Lelio Cimini e Walter Moraes Cruz
Data: 30 e 31 de maio e 1º de junho
Horário: das 9h às 18h
Local: Sala de eventos do Century Plaza Apart Hotel. Av. Dante Michelini, 435, Praia de Camburi, Vitória
Entrada: Gratuita
