Diversão
Elias Belmiro celebra a volta aos palcos no show “Reencontro”
Referência do violão contemporâneo, músico vai apresentar composições autorais e clássicos de Villa-Lobos no próximo sábado (25), na Casa da Cultura Sônia Cabral, com entrada franca
![Elias Belmiro. Foto: Giulyanna Cipriano](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Músico-Elias-Belmiro-200x300.jpg)
Elias Belmiro. Foto: Giulyanna Cipriano
Considerado uma referência da música instrumental brasileira, o violonista capixaba Elias Belmiro celebra a nova fase da sua carreira com o espetáculo “Reencontro: Elias Belmiro de volta aos palcos”. A apresentação será no próximo sábado (25), às 19h, na Casa da Cultura Sônia Cabral, em Vitória, com entrada franca.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Inspirado no álbum “Elias Belmiro: Reencontro” (2021), o show é dividido em duas partes: na primeira, o violonista se apresenta em formato solo, e depois é acompanhado por um regional de choro, arregimentado pelo percussionista, idealizador do projeto e produtor musical Luccas Martins.
A turnê foi contemplada pelo Edital 020/2021 – Seleção de Projetos de Circulação de Espetáculos Musicais – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e inclui datas em Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB).
Com mais de 30 anos de carreira e quatro discos gravados, Elias Belmiro conquistou projeção nacional e internacional por sua interpretação singular para a obra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). No seu currículo constam concertos como solista convidado na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha, e a participação no Quinteto Maurício de Oliveira, em homenagem ao saudoso violonista Maurício de Oliveira (1925-2009), considerado o maior músico do Espírito Santo pela crítica especializada.
Nos últimos dez anos, porém, Elias Belmiro afastou-se do violão devido ao fantasma do alcoolismo, passando a morar nas ruas de Vitória. Após o tratamento em uma clínica de reabilitação, sua história de superação foi exibida no programa “Fantástico”, da TV Globo, chamando a atenção de amigos e admiradores que se mobilizaram para ajudar no seu retorno à carreira artística.
Em dezembro de 2021, o violonista recebeu o convite para apresentar-se como solista convidado do concerto de Natal da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), sob a regência do maestro Helder Trefzger, onde teve a oportunidade de executar o “Concerto para violão e orquestra de Aranjuez”, obra-prima mundialmente conhecida de Joaquín Rodrigo. No mesmo ano, fez o lançamento do álbum “Elias Belmiro: Reencontro”, no formato LP (Long Play), viabilizado por meio de financiamento coletivo da loja Amigos do Vinil.
REPERTÓRIO
Diante dessas adversidades, o retorno aos palcos tem significado especial para Elias Belmiro. O repertório do show reúne as faixas do álbum homônimo, todas compostas pelo violonista, repletas da linguagem do violão solo brasileiro e do choro, além das releituras de “Odeon” (Ernesto Nazareth) e de três peças de Villa-Lobos.
“Este projeto representa um resgate das minhas várias façanhas, incluindo a minha música dita instrumental e o meu violão”, define o violonista. “Sentir o gostinho de subir no palco é sempre uma emoção diferente. E agora será ainda mais envolvente, pois executarei obras de minha autoria. É sempre uma atmosfera pujante saber que realizei o antigo sonho de gravar um LP”, revela.
Idealizador do espetáculo e integrante do grupo que acompanha o violonista, o artista multilinguagem Luccas Martins exalta a técnica refinada e a musicalidade de Elias Belmiro: “Elias é um grande violonista e compositor. Sua obra é muito brasileira, a tirar por sua ligação e reconhecimento em executar a obra de Villa-Lobos. O choro também é muito presente em suas composições, então celebrar a sua obra é também exaltar o choro como um todo e, consequentemente, o choro capixaba”, comenta.
O álbum “Elias Belmiro: Reencontro” terá venda exclusiva nos shows e sua distribuição nas plataformas digitais está prevista para o primeiro semestre de 2023.
PROGRAME-SE
Show “Reencontro: Elias Belmiro de volta aos palcos”
Data: sábado (25)
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura Sônia Cabral, Rua São Gonçalo, Cidade Alta, Vitória. CEP 29.015-210
Entrada franca
Projeto selecionado pelo Edital 020/2021 – Seleção de Projetos de Circulação de Espetáculos Musicais – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES)
SOBRE ELIAS BELMIRO
Nascido em 1968, em Vitória, Elias Belmiro é compositor, violonista, professor de teoria musical e musicalização infantil. Aos 15 anos, aprendeu os primeiros acordes com o pai, Eurico Belmiro, que foi trombonista da Polícia Militar, chorão amador e violonista. Desde então fez a escolha por tocar o instrumento que até hoje lhe é peculiar, o violão.
![Elias Belmiro. Foto: Giulyanna Cipriano](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Elias-Belmiro-200x300.jpg)
Elias Belmiro. Foto: Giulyanna Cipriano
Nos anos 1990, migrou para o Rio de Janeiro, período no qual se formou em História e atuou em bailes e casas noturnas. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudou violão clássico e popular com Turíbio Santos, formando-se no curso de violão em 1992.
De volta ao Espírito Santo, foi professor da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames), de 1992 a 2002 e, por igual período, foi educador social no CAJUN (Caminhando Juntos), projeto sociocultural da Prefeitura de Vitória, voltado para o apoio a crianças e adolescentes em situação vulnerável. Nesse projeto, formou a primeira Orquestra de Violões de Vitória e a Orquestra de Cordas do Bairro Santo André, na região da Grande São Pedro.
Sua estreia em disco ocorreu em 1996, com o álbum “Villa-Lobos Interpretado Por Elias Belmiro”, distribuído pela gravadora Kuarup. Dois anos depois, três faixas deste disco foram compiladas no CD “Villa-Lobos”, como parte da série “Grandes Compositores”, lançada no Brasil e nos Estados Unidos pelos selos Abril Coleções e Time-Life. Nessa antologia, o violonista capixaba figura ao lado de grandes nomes do violão mundial, como Julian Bream e John Williams.
Em 2000, também pela gravadora Kuarup, Elias Belmiro lança o CD “Influências”, no qual interpreta composições de Dilermando Reis, Villa-Lobos e temas de sua autoria, entre os quais “Pernambucando”, “Magoado?”, “Gnatalli samba” e “Mauriciando”, todos incluídos no repertório do show do próximo sábado.
Em 2021, retornou ao disco com o LP “Reencontro”, percorrendo a música clássica e popular com a potência e delicadeza do seu violão.
Entre suas participações em concertos destacam-se temporadas na Europa, diversas apresentações junto à Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) e a circulação em espaços como o Memorial da América Latina (SP); Museu Villa-Lobos (RJ); Teatro de Bolso (Campos, RJ); Teatro Municipal de Juiz de Fora (MG); Teatro Guaíra (Curitiba, PR) e o Teatro Carlos Gomes, em Vitória (ES).
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)