Diversão
Do Triângulo ao Sambão: Veja as mudanças do Vital em 31 anos
Neste fim de semana, o Vital deve reunir 40 mil pessoas no Sambão do Povo, em Vitória

O Vital 2025 acontece neste fim de semana no Sambão do Povo. Foto: Divulgação
Embalado pela explosão do axé music em todo o país, o Espírito Santo também entrou na onda dos carnavais fora de época que se espalhavam pelo Brasil. Foi assim que, em 1994, surgiu o Vital, evento que se tornou a maior micareta do Sudeste e uma das maiores do país.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A festa começou de forma tímida, na Praia do Canto, com a lavagem do Triângulo das Bermudas. Rapidamente ganhou força e, em sua primeira edição oficial, foi realizada na Praia de Camburi, já com camarotes, blocos e toda a estrutura típica das grandes micaretas.
A partir dos anos 2000, o formato começou a perder força, principalmente pelas reclamações de moradores incomodados com o barulho dos trios elétricos. Em 2006, o Vital foi transferido para a Praça do Papa, na Enseada do Suá, onde ocorreu sua última edição antes de uma longa pausa.
Segundo Pablo Pacheco, organizador do evento, após um hiato de 14 anos o Vital voltaria repaginado e em novo local: o Sambão do Povo. No entanto, a pandemia adiou os planos. O retorno aconteceu em 2022, após muitos pedidos do público. Desde então, o Vital já está em sua quarta edição consecutiva.
O evento foi emblemático nos anos 1990, alcançando proporções gigantescas. Projetou Vitória como destino turístico nacional e colocou o Espírito Santo na rota das grandes micaretas. “O Vital carrega essa história. Quando se fala dele em outros estados, as pessoas reconhecem”, destacou Pacheco.
Na retomada, o Vital voltou a atrair visitantes de todo o Brasil e até de outros países. A cada edição, mais de 20 mil pessoas participam, sendo cerca de 4 mil turistas vindos de fora do Espírito Santo.
Grandes nomes do axé passaram pelo Vital em Vitória. Bel Marques, ainda à frente do Chiclete com Banana, Asa de Águia, Claudia Leitte, Netinho e Cheiro de Amor foram algumas das atrações que marcaram época.
Um dos momentos mais emblemáticos aconteceu em 2008, quando Ivete Sangalo comandou o bloco mesmo tomando soro na veia. Ao invés de cancelar, subiu no trio e fez história no evento, reforçando o espírito da micareta.
Para Pacheco, o emblemático é o evento como um todo, que começou em 1994 de forma menor e alcançou uma proporção gigante. “O nome Vital projeta o Espírito Santo como destino nacional. Coloca Vitória em evidência. Temos uma capital belíssima que muitas vezes o Brasil acaba não conhecendo tanto. A força do evento não está em uma ou outra edição, mas na capacidade que sempre teve de projetar Vitória nacionalmente e divulgar nossa cidade como um destino turístico de grande potencial.”
O Vital segue como um dos principais eventos de entretenimento do Espírito Santo, sendo lembrado tanto por sua força cultural quanto pela capacidade de atrair turistas e movimentar a economia local. Esse ano, a expectativa é de que 20 mil pessoas por noite, sendo deste, 4 mil turistas de outras cidades e ate de outros países.
Vital 2025 terá mais de 30 atrações
Vitória se prepara para reviver o clima do carnaval fora de época com a edição 2025 do Vital, que promete agitar o Sambão do Povo nos dias 22 e 23 de agosto. Comemorando os 40 anos do axé, o festival confirmou 31 atrações, distribuídas entre trios elétricos e cinco camarotes temáticos.
Ícones do axé como Bell Marques, Durval Lelys, Timbalada, Tomate, Xanddy Harmonia e Saulo Fernandes são presenças garantidas no trio elétrico. Saulo estreia no evento levando clássicos da Banda Eva e sucessos da carreira solo como Raiz de Todo Bem. A proposta do festival é celebrar a trajetória de um dos gêneros mais populares da música brasileira.
Camarotes ganham vida própria entre os trios
Nos intervalos da programação principal, os camarotes assumem o protagonismo com line-ups variados. O camarote Na Vista terá, na sexta-feira, shows de Rafa & Pipo, Banda Eva e Matheus Fonseca. No sábado, será a vez de Alexandre Peixe, Jammil, André Lellis, Bhaskar e Locos.
No Fervô, a mistura de ritmos embala os foliões com Fran Albuquerque e Cat Dealers na sexta, e Alinne Rosa e Psirico no sábado. O Barlavento trará axé, pagode e sets de DJs nos dois dias: Testinha, Glauco, Luuh e Leandro Netto na sexta; Pedro Costa, SambaDM, Baduh e DJ GG no sábado.
O Muvuka, exclusivo da sexta-feira, reúne nomes como Cat Dealers, Rodrigo do CN, FP do Trem Bala e DJ John Failly, que já dividiu palco com David Guetta. No sábado, o Pega no Cavaco encerra o festival com os grupos Bom Gosto e Samba Junior.
Entrega dos abadás
Data: 19 a 23/08 (terça-feira a sábado)
Local: Shopping Vitória – 1o Piso (na Ala Parque, em frente à Camicado) Funcionamento:
- ● 19/08 (terça-feira): 14h às 21h – retirada exclusiva de combos camarote + bloco (para 1 ou 2 dias), combo camarote 2 dias e combo bloco 2 dias
- ● 20/08 (quarta-feira): 14h às 21h – retirada exclusiva de camarote ou bloco
- ● 21/08 (quinta-feira): 14h às 21h – entrega geral
- ● 22/08 (sexta-feira): 10h às 18h – entrega geral
- ● 23/08 (sábado): 13h às 18h – entrega geralobservação: Nos dias 22 e 23 a entrega dos abadás continua no Sambódromo de Vitória, das 19h às 23h.
Vital 2025 – Axé40
Quando: 22 e 23 de agosto
Local: Sambódromo de Vitória
Ingressos: a partir de R$ 50
Online: blueticket.com.br
Físico: Nuvem Concept Store – R. Celso Calmon, 160, Praia do Canto, Vitória
