Diversão
Destinos tranquilos no ES para fugir da folia do Carnaval
Ecoturismo, cultura e gastronomia são opções para quem busca descanso no Carnaval

Pousada Bela Aurora, em Venda Nova do Imigrante. Foto: Reprodução/Inscrição
O Carnaval está chegando, e, enquanto muitos se preparam para cair na folia, outros buscam alternativas para aproveitar o feriado longe da agitação. O Espírito Santo, conhecido por sua diversidade turística, oferece opções para quem deseja descansar e curtir experiências culturais e naturais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi, destaca que o estado conta com uma grande variedade de destinos. “O Carnaval capixaba cresce a cada ano, mas também há espaço para quem prefere o sossego. Uma opção é conhecer a cultura italiana em Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, ou explorar o Caparaó Capixaba e seus famosos cafés especiais”, afirma.
Já o gestor da Capixaba Turismo Receptivo, Gustavo André, destaca que há passeios organizados para diversos pontos do estado. “Levamos visitantes para conhecer desde as montanhas de Domingos Martins até o grande Buda de Ibiraçu. Todos os roteiros saem de Vitória e Vila Velha”, explica.
Opções para aproveitar o feriado longe dos blocos
Cultura italiana em Pindobas

Casa Nostra na Fazenda de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante. Foto: Danielli Saquetto
O distrito turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, é ideal para uma imersão na cultura italiana. No local, visitantes podem conhecer a Casa Nostra e propriedades rurais que produzem queijos, cachaças e cafés especiais. Experiências estão disponíveis com desconto no site loja-casanostra.paytour.com.br, e mais informações podem ser encontradas no Instagram @distritoturisticopindobas.
A Rota dos Lagos, em Venda Nova do Imigrante, também pode ser um atrativo com restaurantes, hospedagens, cafés coloniais, cervejarias e possibilitam ao visitante conhecer também parte da produção de agroturismo da região. A rota turística tem cerca de 9,34 quilômetros de extensão, que liga São José do Alto Viçosa ao trevo de acesso ao Caxixe. O local foi denominado Rota dos Lagos, por conta dos seis lagos às margens da rodovia.
Montanhas e gastronomia em Domingos Martins

Pedra Azul. Foto: Divulgação
A cidade, marcada pela influência alemã, tem clima ameno e paisagens montanhosas. O Parque Estadual da Pedra Azul, que estará aberto durante o Carnaval, oferece trilhas e mirantes. Para agendar um horário, basta acessar agenda.es.gov.br.
Há também a Rota do Lagarto, com pousadas, cervejarias, cafeterias e restaurantes charmosos. Há opções para todos os gostos. Quem quer aventura também pode optar por voar de balão com a Voe Pedra Azul.
Turismo de aventura em Pancas

Base de chegada do maior circuito de tirolesa de Pancas. Foto: Divulgação
Localizada no noroeste do Espírito Santo, a cidade de Pancas tem se destacado como um dos principais destinos para quem busca contato direto com a natureza e atividades de turismo de aventura. Com paisagens exuberantes, formações geológicas únicas e opções variadas de esportes radicais, o município atrai cada vez mais visitantes interessados em trekking, argiloterapia, voo livre, tirolesa, balonismo, rapel e experiências culturais.
A cidade, a 180 km de Vitória, é famosa por suas formações rochosas e trilhas. O circuito de tirolesa de Pancas, o maior da América Latina, estará aberto nos dias 1º e 2 de março, com senhas distribuídas a partir das 6h. O percurso tem duas tirolesas, uma de 2.100 metros e outra de 900 metros, podendo atingir velocidades de 120 km/h. Mais informações no Instagram @megatirolesapancas.
Praias e ecoturismo em Guarapari

Explore o charme escondido da Praia dos Cosines, um verdadeiro paraíso em Guarapari. Foto: Reprodução/Redes Sociais (@dicas_guarapari)
Com mais de 50 praias, Guarapari tem opções que vão da badalada Praia do Morro à tranquila Meaípe, conhecida pelos restaurantes de moqueca. O Parque Estadual Paulo César Vinha, com trilhas e lagoas, estará aberto durante todo o feriado, das 8h às 17h. A entrada é gratuita e por ordem de chegada. Informações adicionais estão no Instagram @pe.paulocesarvinha.
Circuito de Caravaggio em Santa Teresa

Piscina biológica Cervejaria Zamprogno, em Santa Teresa. Foto: Divulgação
O Circuito de Caravaggio é uma opção para quem busca boa gastronomia e contato com a natureza. Cafeterias, chocolaterias, vinícolas e cervejarias fazem parte do roteiro, que também conta com a Igreja Nossa Senhora do Caravaggio e um mirante a 900 metros de altitude, ideal para voo livre. O circuito está localizado na Rodovia ES-261, entre Santa Teresa e Itarana.
Com opções que vão do litoral às montanhas, o Espírito Santo oferece alternativas para todos os gostos neste Carnaval.
Caparaó Capixaba

Cachoeira Pedra Roxa, Ibitirama. Foto: Danielli Saquetto
Composta pelos municípios do território do Parque Nacional do Caparaó, onde está situado o Pico da Bandeira, a região destaca-se pela riqueza do patrimônio natural, propícia para a prática do ecoturismo, turismo de aventura e do agroturismo. O complexo de cachoeiras, o bucolismo local, o clima frio, o misticismo da região e a gastronomia diversificada encantam os turistas na região, que também se destaca pela produção dos cafés especiais.
Municípios: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.
