fbpx

Diversão

De graça! Caminhada de 29km refaz o percurso dos imigrantes italianos no ES

Evento será realizado no feriado de 1º de maio e celebra a história dos imigrantes italianos que fundaram Santa Teresa

Publicado

em

Pessoas caminhando em meio a mata no Caminho do Imigrante, que percorre Santa Leopoldina a Santa Teresa

Caminho do Imigrante. Foto: Reprodução/Instagram

Já estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Caminho do Imigrante, tradicional evento que será realizado no feriado de 1º de maio. A caminhada de 29 quilômetros refaz o percurso histórico dos primeiros imigrantes italianos no Espírito Santo, ligando Santa Leopoldina a Santa Teresa pela rodovia ES-080. Os interessados devem se inscrever online até o dia 28 de abril.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A concentração começa cedo. Às 4h, será disponibilizado transporte de Santa Teresa até Santa Leopoldina. A largada dos ciclistas está marcada para 6h45 e, em seguida, às 7h, partem os andarilhos que seguirão o trajeto original trilhado pelos colonizadores há mais de um século.

Caminhada celebra legado dos imigrantes

O Caminho do Imigrante refaz o percurso utilizado por imigrantes italianos que, no século XIX, deixaram Santa Leopoldina e subiram o rio Santa Maria em direção ao núcleo colonial de Timbuhy, onde fundaram Santa Teresa — considerada a primeira cidade de colonização italiana do Brasil.

O trajeto original foi transformado, em 1919, na primeira estrada para automóveis do Espírito Santo, inaugurada pelo então governador Bernardino Monteiro, antes mesmo da chegada de veículos à capital Vitória. A estrada ficou conhecida como ES-080 Bernardino Monteiro e até hoje preserva parte da paisagem histórica da região.

Programação inclui almoço e apresentações culturais

A chegada dos participantes está prevista para o início da tarde em Santa Teresa. Às 12h, será servido um almoço típico. Em seguida, das 12h às 13h, apresentações culturais movimentam a cidade. O transporte de retorno a Santa Leopoldina será oferecido às 16h.

O evento reúne caminhantes e ciclistas de diversas partes do Estado e do país. Muitos são descendentes diretos dos imigrantes italianos e participam como forma de homenagear a memória de seus antepassados. Desde a primeira edição, em 2005, o número de participantes vem crescendo. Em 2007, a caminhada já reunia mais de 2.500 pessoas.

Turismo, cultura e saúde em destaque

O Caminho do Imigrante faz parte do calendário oficial dos municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa. Além de valorizar a história, o evento tem contribuído para o fortalecimento do turismo na região.

Leia mais: