Diversão
De 12 a 100 km: 4 caminhadas para percorrer no ES em 2025
Eventos nos municípios do estado unem esporte, fé e tradição em roteiros culturais, turísticos e históricos pelo Espírito Santo

Ainda serão pelo menos quatro caminhadas no ES. Foto: Divulgação
Existem aqueles que amam correr e existem aqueles que amam caminhar. No Espírito Santo, não faltam opções. Para os corredores, a lista de eventos anuais são enormes, já para aqueles que preferem apenas uma caminhada, a lista é um pouco menor.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No Espírito Santo, a mais tradicional é a dos Passos de Anchieta, que percorre 100 km entre Vitória e Anchieta para recriar o caminho feito por São Josué de Anchieta nos últimos anos de vida.
No entanto, ainda existem outras caminhadas menores que os moradores do ES podem participar. Com percursos entre 12 e 100 quilômetros, as caminhadas têm trajetos que recriam caminhos históricos de imigrantes, religiosos e quilombolas, valorizando o patrimônio capixaba.
EcoCultural de Viana
Outra caminhada que acontece neste ano é a tradicional EcoCultural de Viana. Ela é organizada pela prefeitura para celebrar o aniversário da cidade, no entanto a data ainda não foi definida para este ano.
Com um percurso de 13 km no total, a caminhada é uma tradição em Viana, com objetivo de integrar moradores e visitantes aos diversos patrimônios culturais, históricos, naturais e paisagísticos da cidade.
Essa iniciativa visa promover um maior sentimento de pertencimento à comunidade, além de incentivar o turismo sustentável na região. A abertura das inscrições e a data do evento ainda não foram divulgadas.
Passos de Anchieta
Os Passos de Anchieta, um evento que atrai milhares de participantes para percorrerem os cem quilômetros entre Vitória e Anchieta, ocorrerá entre os dias 19 e 22 de junho, durante o feriado de Corpus Christi. As inscrições podem ser feitas pelo site por R$ 320 no valor promocional, válido até dia cinco de junho.
Essa tradicional caminhada recria o trajeto que o padre São José de Anchieta percorria a pé durante seus últimos anos de vida. Realizada ao longo de quatro dias, atrai aproximadamente quatro mil pessoas de todas as partes do Brasil.
O percurso tem caráter religioso, esportivo, cultural e turístico, iniciando em Vitória, onde, no primeiro dia, parte-se da Catedral Metropolitana até chegar à Barra do Jucu, em Vila Velha. No segundo dia, parte-se da Barra do Jucu em direção a Setiba, em Guarapari. No terceiro dia, segue-se de Setiba até Meaípe, também em Guarapari. Finalmente, no quarto dia, chega-se à Igreja Matriz, em Anchieta.
Passos dos Imigrantes
A Caminhada “Os Passos dos Imigrantes” de 2025 acontece nos dias 6 e 7 de setembro. Os andarilhos percorrerão 38 quilômetros, divididos em 18 km no primeiro dia saindo da sede a simpatia e 20 km no segundo chegando a Imigração Italiana em Alto Pongal.
A ideia é refazer o caminho trilhado pelos imigrantes italianos que no município chegaram séculos atrás, desbravando as terras e construindo a história de Anchieta e região. A caminhada faz parte da “Festa da Imigração Italiana” e é promovida pela prefeitura de Anchieta por meio da secretaria de Turismo. A data de inscrição ainda não foi divulgada.
Passos dos Quilombolas
A caminhada “Passos dos Quilombolas” já é tradicional entre Anchieta e São Mateus. A edição de número 11 irá acontecer no dia 21 de novembro, logo após o feriado nacional do Dia da Consciência Negra.
O percurso é de 12 km feitos em um dia. A concentração acontece no município de Anchieta às 16h30 e o caminho termina na região rural de São Mateus, contando com atrações culturais. Os detalhes sobre as incrições ainda serão divulgados.
Leia mais
