Diversão
Confira 10 museus italianos que oferecem tour virtual
As visitas podem ser feitas por meio de sites e aplicativos

Teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo. Foto: Dominio Público
Devido a pandemia do novo coronavírus, muitas viagens tiveram de ser adiadas e, com isso, muitas belezas deixaram de ser vistas e muitos museus não puderam ser explorados.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Porém, pensando nessas restrições, alguns museus italianos passaram a oferecer passeios virtuais. Para quem tem vontade de conhecer os mais famosos museus da Itália agora pode conhecê-los diretamente de sua casa, usando celulares, tablets e computador. Confira alguns que oferecem o passeio:
Museus Vaticanos
Os museus vaticanos oferecem tour 360° em oito itinerários diferentes. Pode-se visitar a Capela Sistina, pelas Salas de Rafael e por algumas coleções muito importantes, como o Museu Pio Clementino, Museu Chiaramonti e o Braccio Nuovo, com esculturas greco romanas e sárcofagos. O passeio virtual também contempla o Museu Profano, a Capela Niccolina, e a Sala dos Chiaroscuri, com importantes obras de Rafael.
Museu Egípcio de Turim
Com “Arqueologia Invisível”, o Museu Egípcio de Turim revela muitas informações que são invisíveis aos olhos, mas graças à pesquisa elas podem ser reveladas. O projeto ainda conta com entrevistas a pesquisadores, curadores e restauradores para conhecer mais sobre como ocorrem os estudos e análises de objetos produzidos há milhares de anos. Também há a possibilidade de acessar o banco de dados do acervo online graças a reproduções 3D.
Pinacoteca de Brera
Em alta definição, é possível conhecer a maior parte da coleção da Pinacoteca de Breba. Em cada sala é possível observar com o olhar de cada membro da equipe da galeria uma obra de arte diferente. É oferecido uma mapa do local que fica Milão e a história da sala e suas obras. Pode-se admirar as obras do grande mestre Giambattista Pittoni, Annibale giura odio contro i Romani e Bacco e Arianna.
Gallerie degli Uffizi
O maior museu renascentista do mundo Gallerie degli Uffizi, em Florença, com seu projeto Hypervison oferece um tour 360° entre suas obras-primas, que se destacam quadros de Botticelli e Rafael.
São diversos roteiros que permitem explorar as salas, passando de uma obra para a outra, com acesso as fichas técnicas, que permitem descobrir um pouco mais da história por trás de cada uma. Entre os percursos oferecidos está a “Fábricas de histórias”, áudios sobre 12 obras-primas do museu de um diferente ponto de vista.
Scuderie del Quirinale
A mostra virtual foi inspirada na exposição “Raffaello.1520-1483”. Por meio dos mais diversos vídeos, especialistas explicam e descrevem obras de um dos gênios do período renascentista. Nesses vídeos são inclusos curiosidades sobre a vida do artista e bastidores da exposição de 2020.
Catedral de Milão
O “Duomo” Milão, uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa, pode ser visitado virtualmente por meio de imagens em 360º disponíveis em seu site oficial. Tem-se uma vista de diferentes partes, que vai até o topo da igreja.
Museu Gypsotheca Antonio Canova
Por meio da “Canova Experience” é possível realizar um tour virtual em 3D pelo museu e casa onde o artista nasceu, localizado em Possagno, na província de Treviso. A experiência permite adentrar a residência do século 18 e as muitas obras em mármore de Canova, assim como seus esboços e modelos em gesso.
Accademia Carrara
A Accademia Carrara disponibiliza por meio de seu aplicativo roteiros por entre as mais diversas obras que possui. O Museu em Bérgamo, na Itália, possui uma grande coleção de pinturas, que cobre desde o Renascimento até o fim do século 19.
Catedral Nova de Siena
Ao baixar o aplicativo “Duomo Nuovo” é possível visitar a história de uma igreja nunca acabada. Suas obras acabaram ficando suspensas pelos problemas políticos e pela epidemia da peste bubônica.
O passeio virtual permite explorar os três corredores que não foram concluídos e se maravilhar com as abóbadas que teriam coberto a catedral. Tem-se a possibilidade de ver de “perto” os restos de um sonho não realizado.
Palácio Real de Gênova
O Palácio Real é uma grande residência construída, aprimorada e decorada por duas grandes dinastias genovesas: Balbi e Durazzo. O local é talvez o maior complexo arquitetônico do século 17 em Gênova e preservou seus interiores intactos, com decorações, afrescos, pinturas, esculturas e móveis.
No site “Italy Art” pode-se visitar as mais diversas paisagens e locais, e assim, mergulhar na história dos locais, em suas obras e arquitetura.
