Diversão
Colecionadores irão expor 60 mil peças em Vitória no fim de semana
Moedas, selos, cartões-postais, revistas em quadrinhos, álbuns de figurinha e outros objetos colecionáveis farão parte do evento

Cédulas do Tiradentes da República (década de 60) e a de Santos Dumont. Foto: Divulgação
Os apaixonados por coleções terão diversão garantida neste fim de semana. É porque irá acontecer o 6º Encontro Regional de Multicolecionadores de Vitória, um evento gratuito que vai reunir cerca de 60 mil itens de peças para troca e venda como moedas antigas, recentes, nacionais, estrangeiras e comemorativas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Além disso, também terão cartões-postais vintage, cartões telefônicos, selos postais raros, revistas em quadrinho, álbuns de figurinhas, miniaturas, antiguidades, catálogos e todo tipo de objeto colecionável.
De acordo com o presidente do Clube de Multicolecionadores, Lelio Cimini, as pessoas levam os materiais que tem em casa para buscar novos itens para a coleção e lá podem encontrar novos materiais inéditos e negociarem para vender ou adquirir essas antiguidades.
> Cartinhas do Papai Noel dos Correios já podem ser adotadas no Shopping Vitória
“Geralmente são trocas feitos no mesmo valor ou de peças que estão faltando para alguma coleção. É igual aquele que nós fazíamos com álbum de figurinha: faltava aquela figurinha então o pessoal ia lá trocava pra outra”, explicou.
Cimini também ressaltou que os interessados em participar podem levar os itens que tem tem alguma dúvida quanto a veracidade ou o valor que podem ter para que seja feita uma análise pelos participantes do grupo.
“Aparece coisas inusitadas para serem avaliadas. Tem relógios antigos, carrilhões, cartas inéditas, documentações que vem muito da serra capixaba, como Domingos Martins. É documentação da colonização italiana”, contou.
> Com 8km, Rota dos Lagos é atração turística em Venda Nova
Para o fundador da Sociedade Capixaba de Multicolecionismo e organizador do evento, Nilo Sérgio Bastos, o encontro tem o objetivo de despertar nos jovens capixabas o interesse pelo colecionismo.
“Para esta edição, vamos ter, por exemplo, cédulas e moedas do Brasil Colônia passando pelo Império até chegar a República, que é o real. […] E quanto aos selos, teremos o principal que é o olho de boi, que foi o primeiro brasileiro e o segundo selo do mundo, atrás da Suíça”, destacou.
Serviço
6º Encontro Regional de Multicolecionadores de Vitória
Data: 10 e 11 de novembro
Local: Bristol Century Plaza Hotel, em Vitória
Horário: sexta-feira das 9h às 19; sábado das 9h às 17h
Entrada gratuita
