Diversão
Cine Pedra Azul seleciona 35 produções internacionais para premiação
Festival reúne filmes de quatro continentes e premia produções estrangeiras com Troféu Rota do Lagarto.

O FestCine Pedra Azul reúne produções cinematográficas internacionais e promove premiação de destaque em Pedra Azul. Foto: Reprodução
O 7º FestCine Pedra Azul anunciou a seleção internacional de 35 produções cinematográficas de quatro continentes. O festival acontece de 24 a 27 de setembro, na região serrana do Espírito Santo, e inclui documentários, animações, curtas e longas-metragens. Os filmes estrangeiros concorrerão ao Troféu Rota do Lagarto, com premiação marcada para o dia 27 de setembro, às 20h, no Salão Nobre do Aroso Paço Hotel, em Pedra Azul. A cerimônia terá apresentação dos atores Priscilla Reis e Enzo Ciolini.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Entre os 1.552 inscritos de 98 países, destacam-se produções de Letônia, Turquia, Reino Unido, Índia, Canadá, Espanha, França, Argélia e Itália. Enquanto os filmes internacionais competem pela premiação, a programação exibe 45 produções nacionais gratuitamente no Auditório Eliezer Batista, no Hotel Vista Azul, durante os quatro dias do evento. O festival combina cinema mundial com a natureza exuberante de Pedra Azul, atraindo público diversificado.
A seleção internacional contempla diferentes estilos e narrativas. Nos documentários, britânicos, indianos e coproduções franco-espanhola exploram realidades diversas, enquanto as animações apresentam experimentações visuais e poéticas vindas de Itália, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Entre os curtas-metragens, prevalecem produções europeias e latino-americanas, abordando dramas pessoais e nuances culturais, como Jay’s Grave (Reino Unido) e Sami’s Shadow (Turquia).
Nos longas-metragens, o festival destaca títulos franceses, como Deconstructing Beijing e Under My Skin, e produções experimentais internacionais, como PinkCity: A Psychedelic Meditation, coprodução de Índia, Eslovênia e Estados Unidos. O Reino Unido marca presença com Interview with an Android, refletindo sobre tecnologia e humanidade. A diversidade da seleção reforça o caráter internacional do festival e amplia o diálogo entre culturas e linguagens cinematográficas contemporâneas.
Confira a seleção completa de filmes estrangeiros:
Documentários
– The Streets Know My Name: Dir. Eghoghon Sarah Ifidon (Reino Unido)
– In Their Own Time: Dir. Sourya Dipta (Índia)
– HAWALA: Dirs. Enis Mulè, Sabah Benziadi (Argélia, Itália)
– North, South, East, West (Episode 06): Dir. Adrián León Arocha (Espanha)
– Signs Before Dying: Dir. Daniel Ortiz Diaz (Espanha)
– Our Horizons: Dir. Charlotte Cayeux (França)
Animações
– Tinnitus#3: Dir. Michele Bernardi (Itália)
– Sunrise Falling: Dir. Alexander M Salomon (Estados Unidos)
– A Cloud Holding a Knife: Dir. Julian Iliev (Canadá)
– Ghosts of Humanity: Dir. Sergios DeLaurentis (Letônia)
– Raakshas (The Demon): Dir. Tansheet Jatin Bhatt (Índia)
– Memories of the Future: Dir. Irina Petrova Adamatzky (Reino Unido)
– Jungle Jamboree: Dir. Tansheet Bhatt (Índia)
Curtas-metragens
– Jay’s Grave: Dir. Justin Carter (Reino Unido)
– À Poings Fermés: Dirs. Talia Gryson, Cloé Mekdjian (França)
– Sami’s Shadow: Dir. Emre Ertürk (Turquia)
– New World: Dir. Matteo De Rosa (Itália)
– The Blinding Mirror: Dir. Iara Bennett (Argentina)
– So Beautiful Outside: Dir. Tanja Ackemann (Alemanha)
Longas-metragens
– Deconstructing Beijing: Dir. Pablo Tréhin-Marçot (França)
– Under My Skin: Dir. Pascal Tessaud (França)
– PinkCity: A Psychedelic Meditation: Dir. Nick Gaglia (Índia, Eslovênia, Estados Unidos)
– Interview with an Android – Dir. Jack Davies (Reino Unido)
Serviço
7º FESTCINE PEDRA AZUL
Quando: de 24 a 27 de setembro
Local: Pedra Azul, com programação no Hotel Vista Azul e Aroso Paço Hotel
Instagram: @festcinepedraazul
Site: www.festcinepedraazul.com.br
LEIA MAIS!
