fbpx

Diversão

De 25 a 100 km: caminhadas revelam as belezas do Espírito Santo

Há opções de caminhadas para todos os gostos, seja passando pelas praias ou por trilhas em matas. Confira!

Publicado

em

O Espírito Santo oferece tradicionais caminhadas religiosas e culturais de Norte a Sul. Com percursos que variam de 25 a 100 quilômetros, há opções para todos os gostos, seja passando pelas praias ou pela mata. Não faltam lugares lindos para aproveitar, contemplar e fazer belas fotos. Além dos benefícios individuais, o incentivo às caminhadas também impulsiona o turismo local. Não deixe de conferir as opções e programe-se:

CAMINHO DO IMIGRANTE

Pessoas caminhando em meio a mata no Caminho do Imigrante, que percorre Santa Leopoldina a Santa Teresa

Caminho do Imigrante. Foto: Reprodução/Instagram

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Caminho do Imigrante, que neste ano celebrará os 150 anos da imigração italiana e os 20 anos de realização da caminhada. O evento, organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, vai acontecer no dia 1º de maio.

No total, são quase 30 quilômetros de passeio, entre os dois municípios, em meio a matas, montanhas e cachoeiras. O formulário para a participação já está disponível no link.

O “Caminho do Imigrante” segue a estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que fundaram Santa Teresa, em 1874, reconhecida oficialmente como a primeira cidade de colonização italiana do Brasil.

CAMINHADA DO CAPPELLETI

Pessoas durante a caminhada do Cappelleti, que liga Centro de Colatina a Itapina. É uma estrada de chão

Caminhada do Cappelleti, que liga Centro de Colatina a Itapina. Foto: Divulgação

A 2ª edição do Caminho do Cappelleti, em Colatina, acontece no dia 5 de maio e já está com inscrições abertas. O passeio turístico homenageia a culinária da imigração italiana. Os participantes percorrem cerca de 25 km no trajeto entre o Centro da cidade e o distrito de Itapina, onde se encontram os principais produtores da culinária.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário online (neste link) e entregar 1 kg de alimento não-perecível na Biblioteca Municipal, que será destinado à doação para instituições sociais.

O trajeto se inicia na Catedral do Centro de Colatina, com concentração às 6 horas. Para o retorno, os participantes podem contar com transporte gratuito de ônibus oferecido pela prefeitura.

Além de contar com um visual incrível de paisagens no trajeto, a caminhada terá pontos de parada para descanso e hidratação dos participantes. Na chegada final, os participantes serão recebidos no centro histórico de Itapina. O cappelleti estará disponível para venda em barraquinhas, com produção artesanal feita pela comunidade.

PASSOS DE ANCHIETA

Pessoas durante caminhada na orla nos Passos de Anchieta

Caminhada dos Passos de Anchieta. Foto: Divulgação

Os Passos de Anchieta, um evento que atrai milhares de participantes para percorrerem os cem quilômetros entre Vitória e Anchieta, ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, durante o feriado de Corpus Christi. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril no site, ao custo de R$ 240,00.

Essa tradicional caminhada recria o trajeto que o padre São José de Anchieta percorria a pé durante seus últimos anos de vida. Realizada ao longo de quatro dias, atrai aproximadamente quatro mil pessoas de todas as partes do Brasil.

O percurso tem caráter religioso, esportivo, cultural e turístico, iniciando em Vitória, onde, no primeiro dia, parte-se da Catedral Metropolitana até chegar à Barra do Jucu, em Vila Velha. No segundo dia, parte-se da Barra do Jucu em direção a Setiba, em Guarapari. No terceiro dia, segue-se de Setiba até Meaípe, também em Guarapari. Finalmente, no quarto dia, chega-se à Igreja Matriz, em Anchieta.

Os participantes, chamados de “andarilhos”, têm a oportunidade de conhecer a história, cultura, gastronomia e pontos turísticos dos municípios ao longo do caminho. Considerada o primeiro roteiro cristão das Américas, a caminhada “Passos de Anchieta” firmou-se como um dos principais atrativos turísticos do Espírito Santo.

CAMINHADA ECOCULTURAL DE VIANA

Pessoas na concentração da Caminhada Ecocultural de Viana de 2023

Caminhada Ecocultural de Viana de 2023. Foto: Divulgação

Em julho, Viana promove a Caminhada Ecocultural, um evento organizado pela Prefeitura em celebração aos 162 anos da cidade, comemorados em 23 de julho. Com um percurso de 15 quilômetros, a caminhada é uma tradição em Viana, cujo objetivo é integrar moradores e visitantes aos diversos patrimônios culturais, históricos, naturais e paisagísticos da cidade. Essa iniciativa visa promover um maior sentimento de pertencimento à comunidade, além de incentivar o turismo sustentável na região. A abertura das inscrições e a data do evento ainda não foram divulgadas.

PASSOS DOS IMIGRANTES

Andarilhos fazendo os Passos dos Imigrantes, em Anchieta

Os Passos dos Imigrantes, em Anchieta. Foto: Reprodução/Instagram

A 18ª Caminhada “Os Passos dos Imigrantes” acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Os andarilhos percorrerão 41 quilômetros entre a Sede de Anchieta e o distrito de Alto Pongal, refazendo o caminho trilhado pelos imigrantes italianos que no município chegaram séculos atrás, desbravando as terras e construindo a história de Anchieta e região. A caminhada faz parte da “Festa da Imigração Italiana” e é promovida pela prefeitura de Anchieta por meio da secretaria de Turismo. A data de inscrição ainda não foi divulgada.

CAMINHO DO SEMINARISTA

Andarilhos na estrada de chão no Caminho do Seminarista percorre 25 quilômetros entre Colatina e Marilândia

Caminho do Seminarista percorre 25 quilômetros entre Colatina e Marilândia. Foto: Divulgação

O Caminho do Seminarista percorre 25km entre os municípios de Colatina e Marilândia. A previsão é que a caminhada aconteça no dia 31 de agosto e seja realizada a pé ou de bike.

O Caminho do Seminarista resgata o histórico trajeto realizado entre as décadas de 1950 e 70 pelos seminaristas do Seminário Imaculado Coração de Maria, localizado em Marilândia. Cerca de 15km do trajeto são de estrada de chão.

Na chegada, na praça 15 de Maio no município de Marilândia, costuma ter uma confraternização com apresentações culturais e opções de almoço para os participantes inscritos. Se você tem interesse em participar, fique atento ao site da Prefeitura de Colatina.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui