fbpx

Diversão

Atletas vão cruzar o ES a pé e de parapente em 6 dias

Prova une caminhada e voo livre em 150 km pelas montanhas capixabas, com largada em Venda Nova e chegada em Mimoso do Sul

Publicado

em

Atleta sobrevoa as montanhas capixabas durante a travessia da Transcapixaba Hike and Fly

Atleta sobrevoa as montanhas capixabas durante a travessia da Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação

Caminhar, subir montanhas, decolar com um parapente e voar por cenários de tirar o fôlego. Essa é a proposta da terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly – A Travessia do Espírito Santo, que acontece entre os dias 15 e 20 de julho, reunindo 30 atletas de sete países e de diversos estados brasileiros em um desafio que mistura resistência, técnica e estratégia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com largada em Venda Nova do Imigrante e chegada no distrito de Ponte do Itabapoana, em Mimoso do Sul, o percurso passa por pontos como Pedra Azul, Forno Grande e Pontões Capixabas, totalizando 150 quilômetros em linha reta, que podem ser percorridos a pé ou voando. A ordem de chegada define o resultado final.

Montanhas capixabas no centro das atenções

A cada edição, o evento amplia sua projeção nacional e internacional. Este ano, atletas da Áustria, Suíça, África do Sul e Argentina se juntam a competidores do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Todos foram selecionados com base em critérios técnicos após inscrições realizadas entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.

Para o idealizador Lucas Porto, que pratica Hike and Fly há mais de 20 anos, a edição deste ano marca um avanço na organização, estrutura e segurança. “Todos os atletas vão usar rastreador via satélite, o que permite acompanhar a corrida em tempo real pelo Instagram do evento. Também reforçamos a equipe de resgate com mais equipamentos e um profissional especializado em áreas remotas”, explica.

Competidor encara trecho de subida a pé em um dos pontos da prova que cruza o Espírito Santo

Competidor encara trecho de subida a pé em um dos pontos da prova que cruza o Espírito Santo. Foto: Divulgação

Uma corrida pelo céu (e pela terra)

Diferente de outras competições, cada atleta pode traçar sua própria rota entre os pontos obrigatórios, chamados de turnpoints, o que torna a prova uma mistura de estratégia, preparo físico e domínio técnico do voo livre. A largada acontece no dia 16 de julho, às 9h, em frente ao Sebrae de Venda Nova. De lá, os atletas seguem em direção à Rampa do Filete, primeiro ponto da travessia.
Para a organizadora Micheli Sossai Spadeto, o desafio vai além da competição. “É literalmente uma corrida por terra e por ar. Ganha quem cruzar a linha de chegada primeiro, mas todos saem ganhando com a conexão com a natureza e a superação de limites”, afirma.

Turismo e economia em alta

Com chancela da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e da Federação Internacional de Aerodesporto (FAI), a prova conta com apoio de instituições públicas e privadas, como Sesport-ES, Sebrae-ES, FCVL, Liquidz e Ranking Frotas, além de prefeituras e empresas locais.

Mais que uma competição, a Transcapixaba Hike and Fly se consolida como uma vitrine das montanhas do Espírito Santo para o mundo, movimentando o turismo e reforçando o estado como destino de esportes de aventura.

3ª Transcapixaba Hike and Fly

Data: de 15 a 20 de julho

Percurso:

Largada em Venda Nova do Imigrante, no dia 16 de julho, às 9h, e chegada no distrito de Ponte do Itabapoana, em Mimoso do Sul, no dia 20 de julho. Durante o trajeto, os atletas passarão pelos seguintes turnpoints (pontos obrigatórios):

Largada: Sebrae – Venda Nova do Imigrante – 735 m

TP1: Rampa do Filete – Venda Nova do Imigrante – Sign Board – 1.140 m

TP2: Pedra Azul – Raio de 2 km – 1.822 m

TP3: Forno Grande – Sign Board – 1.494 m

TP4: Fazenda da Mata / Alto Planalto – Sign Board – 840 m

TP5: Alegre – Raio de 3 km – 250 m

TP6: Pontões – Raio de 2,5 km – 1.185 m

TP7: São Pedro do Itabapoana – Sign Board – 430 m

Chegada: Ponte do Itabapoana – 55 m

Realização: Lucas Porto e Micheli Sossai Spadeto
Patrocínio: Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL), por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport-ES), do Sebrae-ES, Liquidz e Ranking Frotas.

LEIA MAIS: