fbpx

Diversão

Armandinho Macedo e Chico Chagas entre as atrações do Tamar Cultural

Além das atrações musicais, também terá oficinas de musicalização com materiais recicláveis para estudantes de escolas públicas locais

Publicado

em

Vitória receberá mais uma edição do Tamar Cultural. Foto: divulgação

Nos dias 27 e 28 de outubro, a cidade de Vitória, receberá mais uma edição do Tamar Cultural, um projeto nacional que tem sido uma referência desde 2012. Este evento, que se estenderá até novembro, apresenta uma programação rica em música, exposições, oficinas artísticas e iniciativas de sustentabilidade, com o propósito de dinamizar os espaços culturais nos Centros de Visitantes das unidades do Projeto Tamar em todo o Brasil. A terceira edição deste projeto é realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio da Braskem e Unigel, e é uma iniciativa conjunta da Trevo Produções, Projeto Tamar e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. A Prefeitura de Vitória também apoia o evento, através da Secretaria de Meio Ambiente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No sábado (28) o público terá a oportunidade de desfrutar do talento de Armandinho Macêdo, um dos mais celebrados guitarristas e bandolinistas do Brasil, com seis décadas dedicadas à música. Ele é uma figura emblemática do Carnaval da Bahia e já foi homenageado em composições de artistas renomados, como Caetano Veloso e Baden Powell. Com uma carreira que abrange mais de 40 álbuns, incluindo trabalhos solo e colaborações com grupos como A Cor do Som e o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, Armandinho se apresentará ao lado do aclamado acordeonista Chico Chagas, um nome conhecido de norte a sul do Brasil e que possui um histórico de participações em festivais e premiações internacionais. No cenário nacional, Chico já colaborou com grandes nomes da MPB, de Milton Nascimento a Elba Ramalho.

A apresentação conjunta de Armandinho e Chagas promete uma fusão envolvente de guitarra, bandolim e acordeon, explorando diversos ritmos da música popular brasileira, como choro, frevo, forró e baião, entre outros. O repertório incluirá músicas autorais e composições de outros ícones da música, como Moraes Moreira, Sivuca, Osmar Macêdo, Ravel e Villa Lobos. O espetáculo terá uma abertura especial com os artistas capixaba Macacko e baiano Marcos Clement, que apresentarão um repertório dedicado à conservação das tartarugas marinhas, além de suas próprias composições e músicas de Sérgio Sampaio e Raul Seixas.

Além das atrações musicais, o Tamar Cultural também terá um viés educacional e sustentável, oferecendo oficinas de musicalização com materiais recicláveis para estudantes de escolas públicas locais. Uma das oficinas em destaque é a “Congo Capixaba – percussão orgânica e sustentável”, ministrada pelo arte-educador Fábio Carvalho de Souza, idealizador e coordenador do Projeto Congo na Escola e do Ponto de Cultura Manguerê.

Programação

27/10 – Oficina “Congo Capixaba – percussão orgânica e sustentável” com o arte-educador Fábio Carvalho de Souza, idealizador e coordenador do Projeto Congo na Escola e do Ponto de Cultura Manguerê. Horário: 10h

28/10 – Show de Armandinho Macedo e Chico Chagas. Abertura: Macacko e Marcos Clement. Horário: 20h. Ingressos à venda no Sympla.

Serviço

Tamar Cultural Vitória
Quando: 27 e 28 de Outubro de 2023
Onde: Projeto Tamar Vitória, Rua Nossa Senhora dos Navegantes, 700A – Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP 29050-256. Telefone: (27) 3225-3787.