fbpx

Diversão

Apuração define campeã do Carnaval de Vitória nesta quarta-feira

A apuração das notas dos desfiles das escolas de samba vai revelar as campeãs de 2025 e definir possíveis rebaixamentos

Publicado

em

Mocidade Unida levou São Jorge para o Sambão do Povo

Mocidade Unida levou São Jorge para o Sambão do Povo. Foto: Prefeitura de Vitória

A apuração do Carnaval de Vitória 2025 acontece nesta quarta-feira (26), a partir das 16h, no Sambão do Povo. Após três dias de desfiles, as escolas de samba aguardam o resultado que definirá as campeãs de cada grupo, além de determinar possíveis rebaixamentos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os desfiles ocorreram no último fim de semana. Na sexta-feira (21), as escolas do Grupo de Acesso A se apresentaram. Já no sábado (22), foi a vez do Grupo Especial brilhar na avenida. No domingo (23), as agremiações do Grupo de Acesso B encerraram as apresentações.

Durante os desfiles, as apresentações foram avaliadas por um corpo de 27 jurados, que analisaram nove quesitos técnicos: Bateria, Samba-Enredo, Evolução, Harmonia, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente, e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Cada um desses critérios foi julgado por três avaliadores, com notas variando de 9 a 10, podendo incluir frações como 9,1, 9,5 e 9,7. Para as notas abaixo de 10, é exigida uma justificativa formal, entregue à Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).

A partir de 2024, algumas regras de avaliação foram modificadas para tornar o julgamento mais preciso. Um dos principais ajustes foi na avaliação do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, que agora só é iniciado após a sinalização do mestre e do coreógrafo. Além disso, os jurados passaram a detalhar mais suas justificativas, levando em conta fatores como criatividade e beleza nas apresentações.

Neste ano, 19 escolas de samba participaram do Carnaval de Vitória, divididas entre os três grupos. No Grupo de Acesso A, competiram as escolas Império de Fátima, Independentes de São Torquato, Rosas de Ouro, Andaraí, Independente de Eucalipto, Pega no Samba e Mocidade da Praia. No Grupo Especial, estiveram Imperatriz do Forte, Mocidade Unida da Glória (MUG), Chegou o Que Faltava, Novo Império, Unidos da Piedade, Independente de Boa Vista e Unidos de Jucutuquara. Por fim, o Grupo de Acesso B contou com as escolas Unidos de Barreiros, Tradição Serrana, Mocidade Serrana, Chega Mais e União Jovem de Itacibá.

Leia mais: