fbpx

Dinheiro

Você está usando o seu 13º de maneira errada. Entenda o motivo

Prazo para pagamento da primeira parcela se encerra nesta quinta-feira (30). Muita gente utiliza o valor para comprar presentes ou pagar dívidas

Publicado

em

Afirmação foi feita durante o Décimo Fórum Jurídico de Lisboa. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º acabou na última quinta-feira (30) e muita gente já se organizou para utilizar esse dinheiro da melhor maneira. O que muita gente não sabe é que o 13º não foi criado para pagar contas de fim de ano.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o planejador financeiro Murilo Lacerda, o 13º foi criado para as famílias se organizarem para o ano seguinte e não para pagar dívidas ou comprar presentes de natal. Isso porque o início do ano sempre é marcado por vencimento de impostos e despesas como matrículas escolares.

“O próximo ano a gente tem vencimento de imposto, escola, rematrícula, enfim outras despesas. Então quando a gente tem uma educação financeira, a gente olha para que finalidade foi criado o 13º e desconstrói um pensamento que é para pagar dívidas ou comprar presentes ou usar tudo no final do ano”, explica.

> Concursos: Câmara de Vitória e Assembleia devem divulgar editais

Lacerda aconselha que o uso do dinheiro seja feito de maneira consciente e criativa principalmente em relação aos gastos que podem virar dívidas que irão se arrastar ao longo do ano seguinte. No natal por exemplo, a opção de fazer uma ceia compartilhada pode ser uma maneira de economizar uma parte do 13º.

“Ao invés de comprar presente para cada um membro da família, porque não faz um amigo x ou amigo oculto onde você tem uma despesa de um presente só? E a ceia de Natal, porque não faz uma ceia americana, onde cada um leva um prato diferente e possa ir celebrar o natal?”, questiona.

> Xiaomi inaugura primeira loja oficial no Espírito Santo

De acordo com ele, o importante é se planejar financeiramente para que as dívidas não se acumulem no final do ano, possibilitando que o 13º seja utilizado com a finalidade que ele foi criado: fazer o pagamento dos gastos do início do ano ao invés de utilizar tudo em dezembro.

Confira a entrevista completa


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui