fbpx

Dinheiro

Serra tem melhor contabilidade pública do Espírito Santo

A Serra ficou em primeiro lugar da região sudeste e em quarto na avaliação entre os municípios do país

Publicado

em

Serão 1.500 vagas para concurso na Serra. Foto: Divulgação

A prefeitura de Serra foi melhor avaliada no estado pelo Tesouro Nacional. Foto: Divulgação

A Serra teve a melhor avaliação em contabilidade pública do estado. O município conquistou ainda a melhor posição da região sudeste e a quarta do país. Os resultados foram divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional por meio do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal nesta terça-feira (18).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em seguida, entre os melhores avaliados, aparecem Marilândia (10º), Sooretama (12º), Vitória (13º) e Vila Velha (18). No ranking estadual, o Espírito Santo ficou em quinto lugar, atrás de estados como Goiás, Tocantins Rondônia e Mato Grosso do Sul.

O objetivo do ranking é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

Para a classificação, utiliza-se a metodologia de ranqueamento simplificada, que leva em consideração o percentual de acertos dos entes nas verificações, sendo que quanto maior for essa porcentagem, melhor será a classificação no ranking.

O secretário da Fazenda da Serra, Henrique Valentim, lembrou que a cidade já esteve na posição 923 e agora alcançou o quarto lugar no ranking de contabilidade do país.

“Para nós, isso é extremamente satisfatório e uma grande conquista. Esse resultado é fruto do intenso trabalho da nossa equipe, bem como da liberdade e do apoio estrutural proporcionados pelo prefeito Sérgio Vidigal”, comenta Henrique. O secretário também pontua o papel do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesse processo.

“Nosso TCE é um dos melhores do país e seu alto nível de exigência obriga todos os municípios a buscarem a excelência nos registros contábeis. Portanto, o desempenho de todo o Estado é significativo e também é resultado do rigoroso trabalho do Tribunal de Contas com os municípios”, finaliza Valentim.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui