fbpx

Dinheiro

Serra lidera em número de vagas de empregos no estado

Segundo dados do antigo Caged, a Serra fechou fevereiro com mais de mil vagas de empregos

Publicado

em

emprego

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, comemorou o resultado em relação aos empregos no município. Foto: Divulgação (Prefeitura)

A Serra manteve a liderança na geração de empregos formais no Espírito Santo, de acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O município foi responsável por cerca de 20% das novas contratações com carteira assinada no Estado em fevereiro.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ao todo, foram 1.064 novos postos em fevereiro. Em 2024, o município encerrou o ano com saldo acumulado de 5.679 vagas formais, o maior entre os municípios do estado.

Entre os fatores que favorecem o desenvolvimento da Serra, o prefeito Weverson Meireles, destacou o Plano Diretor Municipal Sustentável, leis de incentivo atrativas, polos empresariais bem estruturados e conectados por uma malha viária em expansão. A diversidade econômica, a infraestrutura sólida e a localização estratégica continuam sendo pilares da expansão do município.

Segundo Meireles, o bom desempenho é resultado de uma política contínua de fortalecimento do mercado de trabalho e capacitação profissional, iniciada na gestão anterior, de Sergio Vidigal. “Estamos promovendo ações diárias voltadas à qualificação da mão de obra e à captação de vagas para inserir e reinserir moradores da Serra no mercado. Essa é uma das prioridades da administração, porque além de promover dignidade, impulsiona o crescimento da cidade”, afirmou.

O prefeito também destacou o ambiente propício aos negócios como um diferencial. “Temos uma cidade planejada, com baixa burocracia e estrutura adequada, o que atrai empresas e facilita sua expansão. Isso gera mais empregos e oportunidades. É uma construção que vem sendo feita com planejamento, investimento e visão de futuro”, disse.

Empregos no estado

O Espírito Santo registrou saldo positivo na geração de empregos formais em fevereiro. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o estado abriu 6,2 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. No mês, foram 54,9 mil admissões e 48,6 mil desligamentos.

O desempenho também foi positivo no acumulado do ano. No primeiro bimestre, o saldo de empregos chegou a 6,8 mil vagas formais. Nos últimos 12 meses, o estado contabilizou 33,7 mil novos postos. Com isso, o Espírito Santo alcança um estoque de 916.225 trabalhadores formalizados.

Todos os cinco grandes setores da economia apresentaram crescimento em fevereiro. O setor de Serviços liderou a criação de empregos, com um saldo de 4.234 vagas. Em seguida, vieram Comércio (669), Agropecuária (563), Construção (477) e Indústria (331).