fbpx

Dinheiro

Robôs que montam, soldam e ensinam chamam atenção na Mec Show

Feira Mec Show reúne soluções tecnológicas que otimizam tarefas, aumentam a segurança e ampliam a produtividade nas empresas

Publicado

em

Robô interativo circula pelos corredores da Mec Show 2025, na Serra

Robô interativo circula pelos corredores da Mec Show 2025, na Serra. Foto: Thiers Turini

Com máquinas de última geração e robôs inteligentes, a MecShow 2025 tem reforçado o protagonismo da tecnologia no setor industrial. O evento, que termina nesta quinta-feira (7), no Pavilhão de Carapina, na Serra, reúne empresas que desenvolvem soluções voltadas à automação, produtividade e segurança.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entre os destaques, está o centro de usinagem vertical apresentado pela Romi. A máquina, que estreia na feira, realiza cortes de peças com precisão milimétrica. “Todos os movimentos são programados no computador, desde a rotação até a velocidade. Isso garante que cada peça saia exatamente igual”, explica Denis Alves, gerente comercial da Romi.

A presença da empresa no evento também rendeu resultados. “Já fechamos negócios aqui. Estamos com um equipamento de alta tecnologia que entrega produtividade e rentabilidade aos nossos clientes”, complementa Alves.

Robôs colaborativos

Além da Romi, outras marcas apresentam soluções que já fazem parte da realidade de fábricas e siderúrgicas. A paulista DSM, por exemplo, expõe células robóticas de solda, enquanto a Fluidvix, em parceria com a Omron, mostra o funcionamento de um robô colaborativo, que trabalha lado a lado com pessoas sem oferecer risco de acidentes.

“O robô pode transportar produtos, colocá-los em caixas e até parafusar placas. A ideia é evitar que o ser humano repita movimentos que podem causar lesões”, explica Vinicius Vidotti, gerente de vendas da Omron.

Segundo ele, as aplicações são diversas. “Pode ser usado na indústria de alimentos, bebidas, farmacêutica, cosméticos, automotiva e até na cimenteira, onde ajuda a movimentar sacos de cimento. Com isso, reduzimos o esforço físico dos trabalhadores e os riscos ocupacionais”, afirma.

Indústria 4.0 é realidade no ES

Outro exemplo de inovação pode ser visto no estande do Senai, que simula uma esteira de produção da Indústria 4.0. Com uso de QR Code e comando via celular, o visitante escolhe o tamanho e a cor de um produto. Em seguida, o sistema robótico entra em ação, monta a peça e, ao final, uma câmera inteligente verifica se tudo foi feito corretamente — tudo isso sem interferência humana.

Essa integração entre tecnologia e produção é uma das principais apostas do setor. A proposta é otimizar processos, reduzir erros e aumentar a eficiência nas linhas de montagem.

Tecnologia também chega às salas de aula

No estande do Instituto Sesi, o robô Pepper interage com visitantes da Mec Show 2025 e mostra como a tecnologia já faz parte da educação, auxiliando no reforço de conteúdos em sala de aula

No estande do Instituto Sesi, o robô Pepper interage com visitantes da Mec Show 2025 e mostra como a tecnologia já faz parte da educação, auxiliando no reforço de conteúdos em sala de aula. Foto: Thiers Turini

A robótica também está presente na educação. O robô Pepper, utilizado pelo Sesi, revisa conteúdos escolares com os alunos de forma interativa. “Ele reforça o que o professor já ensinou e pode até aplicar um quiz para testar o conhecimento das crianças”, explica Bruno de Castro, professor de robótica do Sesi Jardim da Penha.

O uso do Pepper mostra que a inovação não se limita às fábricas e amplia a discussão sobre como preparar as novas gerações para um mercado cada vez mais automatizado.

LEIA TAMBÉM: