Dinheiro
Queijo capixaba conquista medalha em prêmio internacional
No total, foram 42 categorias avaliadas por um corpo técnico formado por 200 jurados do Brasil e do exterior

ExpoQueijo é um dos principais eventos do setor na América. Foto: Divulgação
O Espírito Santo voltou a se destacar na produção de queijos artesanais. A Queijaria Giacomin, de Santa Teresa, foi premiada na ExpoQueijo Brasil 2025, realizada em Araxá (MG), com o queijo Rota Colonial. A marca ficou em terceiro lugar na categoria Queijo de Leite Cru Casca Tratada, uma das mais prestigiadas do concurso.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O evento é um dos maiores do setor na América Latina e reuniu mil queijos de 16 países. A premiação reconhece a qualidade sensorial e a autenticidade dos produtos apresentados. Segundo os organizadores, o Espírito Santo vem se firmando como polo de excelência nesse segmento.
“O Espírito Santo tem uma produção artesanal em crescimento e com muita qualidade. O premiado desta edição mostra que o estado está atento às boas práticas e ao potencial do setor”, afirma Maricell Hussein, organizadora da ExpoQueijo Brasil.
A premiação também evidencia a diversidade do evento. Foram 42 categorias avaliadas por um corpo técnico formado por 200 jurados do Brasil e do exterior. Ainda que Minas Gerais tenha tradição consolidada no setor, a presença de estados como o Espírito Santo mostra a força da produção nacional como um todo.
A ExpoQueijo 2025
Realizada entre os dias 26 e 29 de junho, a ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards consolidou-se como o principal evento do setor nas Américas. A competição atraiu a atenção de especialistas, imprensa e representantes dos principais países produtores de queijo, com destaque para a presença internacional.
O encontro ocorreu nos salões e no pátio do Grande Hotel e Termas de Araxá, ícone histórico e cultural de Minas Gerais. A estrutura do evento contribuiu para impulsionar diferentes setores da economia local, como turismo, varejo, agropecuária, logística e indústria de alimentos, além de fortalecer laços com o mercado internacional.
Leia mais
