fbpx

Dinheiro

Quanto custa abrir uma franquia das 5 maiores redes do Brasil?

Cacau Show e O Boticário são consideradas as maiores redes franqueadoras do país. O modelo mais barato é de R$ 64,9 mil

Publicado

em

Um dos modelos da Cacau Show é a franquia em container. Foto: Divulgação

Um dos modelos da Cacau Show é a franquia em container. Foto: Divulgação

McDonald’s, Cacau Show e O Boticário… já pensou em ser dono de uma franquia dessas grandes redes? Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) concluiu que essas são as três maiores franqueadoras do país.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Cacau Show lidera com 4.216 pontos de operação, seguida pelo O Boticário, com 3.689 operações e McDonald’s, com 2.662 operações. Colchões Ortobom é a quarta colocada com 2.380 operações e OdontoCompany fecha o top 5 com 1.899 operações.

Cacau Show

A empresa criada em 1988 tem, atualmente 4.216 unidades espalhadas no Brasil. São seis modelos de negócio: loja container, quiosque, loja smart (com área mínima de 28 m²), loja intensidade (com área mínima de 40m²), loja super store (com área mínima de 100 m² a 250 m²) e loja mega (acima de 250 m² e disponível somente para franqueados da rede).

Para ser franqueado, são avaliados o consumo de chocolate da região, fluxo de pessoas, concorrência e potencial do comércio. Até o final de 2024, a meta da empresa é chegar a 4.700 lojas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 64,9 mil (container) até a partir de R$ 1,2 milhão (mega). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e estoque inicial
  • Royalties/mês: 50% sobre o valor de compra de produtos
  • Taxa de publicidade/mês: rateio proporcional ao resultado das lojas
  • Faturamento médio mensal: R$ 540 mil (super e mega) e R$ 110 mil (demais modelos)
  • Lucro médio mensal: de 12% a 15%
  • Prazo de retorno: de 72 a 120 meses (super e mega) e de 18 a 24 meses (demais modelos)
  • Site: https://www.cacaushow.com.br/franquia.html

O Boticário

De acordo com informações da ABF, uma franquia do O Boticário tem investimento a partir de R$ 110 mil. O grupo opera o seu modelo de franquias em lojas de rua, quiosques e lojas localizados em shoppings centers, aeroportos, hipermercados e redes de atacarejo, localizadas em mais de 1.500 municípios.

A companhia também está investindo em lojas com formato sustentável, como quiosques containers, que é construido a partir de uma tonelada de produtos Boti Recicla. O programa é transforma embalagens em blocos para piso, parede e teto do container.

McDonald’s

Rede de fast food mais conhecida do país, o McDonald’s tem 2.662 unidades em operação. No Brasil, ela é operada pela Arcos Dourados, que é responsável pelas franquias da marca em toda a América Latina.

A empresa não informa os valores por se tratar de capital aberto. Porém, de acordo com informações da ABF, uma franquia do McDonald’s tem investimento a partir de R$ 2,67 milhões.

Colchões Ortobom

No segmento “Casa e Construção”, a Ortobom tem 2.380 unidades. São sete modelos de negócio: lojas pop, standard, camaria, original, outlet, premium e concept. O investimento inicial pode ser entre R$ 80 mil a R$ 300 mil.

A rede abre lojas em cidades com mais de 50 mil habitantes e cabe a equipe comercial, junto ao franqueado, definir o padrão de loja que será mais adequado ao empreendimento. A empresa faz um estudo de dados para garantir que a marca esteja posicionada em um local que atenda os clientes.

  • Investimento inicial: de R$ 80 mil a R$ 300 mil. O valor inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro). Todo estoque é consignado. O valor do estoque depende do padrão da loja.
  • Royalties/mês: não divulgado
  • Taxa de publicidade/mês: não divulgado
  • Faturamento médio mensal: de 10% a 15%
  • Lucro médio mensal: de 10% a 15%
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
  • Site: https://www.ortobom.com.br/SejaUmFranqueado

OdontoCompany

Quinta no maior número de franquias e a maior em redes de clínicas odonlogócias tem 1.899 pontos de operação. A OdontoCompany apresenta quatro modelos de negócios: para cidades com até 30 mil habitantes (R$ 120 mil), para cidades entre 30 mil e 80 mil habitantes, para cidades entre 80 mil e 150 mil habitantes e para cidades com mais de 150 mil habitantes.

Os valores de investimento variam entre R$ 120 mil e R$ 300 mil. A empresa tem áreas disponíveis para todo o país e a meta é alcançar 1.994 unidades ainda neste ano.

  • Investimento inicial: de R$ 120 mil a R$ 300 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro, obras, móveis e equipamentos)
  • Royalties/mês: 7% sobre faturamento bruto
  • Taxa de publicidade/mês: 2% sobre faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal: de R$ 68 mil a R$ 190 mil
  • Lucro mensal: de R$ 17 mil a R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses (cidades com mais de 150 mil habitantes) e de 16 a 20 meses (para as demais)
  • Site: https://odontocompanyfranquias.com.br/

*Com informações da UOL.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui