fbpx

Dinheiro

Nova tributação vai impactar aluguel de galpões em 2026

Locações acima de R$ 240 mil anuais pagarão novos tributos a partir do próximo ano, exigindo planejamento para reduzir perdas

Publicado

em

Aluguel de galpões terá mudança em tributação. Foto: Divulgação

Aluguel de galpões terá mudança em tributação. Foto: Divulgação

A partir de 2026, galpões alugados com faturamento anual superior a R$ 240 mil passarão a pagar Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Até agora, esse tipo de locação não sofria essa cobrança.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O advogado patrimonialista Lucas Judice explica que o IBS e o CBS funcionam como um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), unificando tributos sobre bens e serviços. “É um impacto direto na rentabilidade dos galpões, especialmente para empresas familiares”, explica o advogado.

Segundo Judice, transferir o imóvel para pessoa física não é solução. Nesse formato, não é possível aproveitar créditos de IBS ou CBS e o imposto de renda sobre aluguéis segue elevado. “A melhor estratégia é estruturar o imóvel dentro de uma holding, o que reduz a carga de IR e ainda permite o creditamento do IBS/CBS”, orienta Judice.

Sem planejamento, a nova tributação pode reduzir significativamente o retorno do investimento. No entanto, com estratégia, é possível proteger a rentabilidade e otimizar os impostos. Judice alerta que o momento de agir é agora, antes da vigência da lei.

“Não é para esperar a mudança acontecer para agir. O planejamento patrimonial é mais eficiente quando feito antes da vigência da lei. 2026 está logo ali”, reforça o advogado.