fbpx

Dinheiro

Nova fábrica de café solúvel vai gerar até 700 empregos em Linhares

A empresa Olam Internacional anunciou investimento de R$ 700 milhões destinado à construção e montagem da fábrica, que deve durar dois anos

Publicado

em

Fábrica de café. Foto: Olam Coffee/Divulgação

A construção de uma nova fábrica de café solúvel em Linhares vai gerar de 600 a 700 empregos nos próximos dois anos. A empresa Olam Internacional, de Singapura, anunciou investimento de R$ 700 milhões destinado à construção e montagem da fábrica, que deve durar dois anos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A expectativa da empresa é de que, assim que a unidade estiver em plena atividade, o consumo de matéria-prima será de aproximadamente 600 mil sacas de café em grãos por ano. Em atividade, a fábrica deve contar com 250 colaboradores. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande após reunião por videoconferência com executivos da Olam.

Produção

Comercialmente, a fábrica começará a produzir em fevereiro de 2023, com uma expectativa de produção de 13,5 mil toneladas de café solúvel por ano. A Olam Internacional é uma multinacional com atuação global na comercialização em setores como café, especiarias, açúcar, grãos e nozes, bem como na produção agrícola em terras brasileiras.

Investimento no ES

Casagrande destacou fatores que geram segurança para quem investe no Espírito Santo. “O bom ambiente de negócios, a boa gestão fiscal e Nota A do Tesouro Nacional trazem uma segurança aos investidores que pretendem se instalar no Espírito Santo. O investimento da Olam vai gerar oportunidades aos capixabas, renda a muitas famílias e pequenas empresas da região e tornar o Estado cada vez mais competitivo”, afirmou.

O governador prosseguiu, “a solidificação de investimentos de empresas do porte da Olam faz com que a mão de obra dos capixabas se torne cada vez mais qualificada, elevando também os salários e a renda dessas famílias. O café é um produto importante da economia rural capixaba, vai agregar valor ao produto, promover o desenvolvimento, principalmente no interior do Estado”.

Programa de Incentivo

A empresa de Singapura tem suporte do Programa de Incentivo ao Investimento do Espírito Santo (Invest-ES) e conta com dois empreendimentos no território capixaba, um no município de Nova Venécia, desde 2011, e outro na cidade de Muniz Freire, desde 2018. Com o empreendimento, o Espírito Santo se transformará em um polo de café solúvel do Brasil com a empresas Café Cacique, Real Café e Olam Internacional operando no estado.

O secretário de Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou a importância do bom relacionamento com o setor produtivo: “O governo está engajado em atrair investimentos e temos alcançado este objetivo com a chegada de novos projetos e também com a expansão de outros. Temos um compromisso assumido com o desenvolvimento e nosso trabalho é em prol do bom ambiente de negócios e do diálogo constante com os setores produtivos. O investimento anunciado confirma como o mercado percebe o Estado: um território com segurança e regularidade fiscal, competitivo e transparente”.