Dinheiro
Mais de 280 mil famílias do ES terão desconto na conta de energia
Nova regra da Tarifa Social isenta consumo de até 80 kWh por mês; no ES, mais de 280 mil famílias terão direito ao benefício

A conta de energia vai ficar barata para algumas famílias do ES: Divulgação (Agência Brasil)
A partir deste sábado (5), famílias inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) passam a contar com isenção total na cobrança do consumo de até 80 kWh por mês. A mudança, prevista na Medida Provisória 1300/2025, já começa a ser aplicada pela EDP Espírito Santo, mesmo ainda em tramitação no Congresso Nacional.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com a alteração, mais de 281 mil famílias capixabas terão redução significativa na conta de luz. Antes, o desconto era calculado de forma escalonada, variando conforme a faixa de consumo. Agora, passa a valer uma única regra: 100% de desconto até o limite de 80 kWh. Acima disso, o que exceder será cobrado normalmente. Por exemplo, se uma residência consumir 100 kWh, o cliente pagará apenas pelos 20 kWh excedentes.
Outros custos permanecem na fatura
Apesar da mudança, a conta de luz continuará incluindo tributos e encargos que não fazem parte do consumo, como ICMS, PIS/Cofins, Contribuição de Iluminação Pública (CIP) e eventuais parcelamentos contratados. Além disso, a bandeira vermelha continua em vigor no mês de julho, com cobrança extra para todos os consumidores.
Quem tem direito à Tarifa Social
Os critérios de acesso à Tarifa Social não mudaram. A EDP informa que as famílias já cadastradas não precisam realizar nenhum novo procedimento — o novo modelo será aplicado automaticamente nas contas com leitura a partir de 5 de julho.
Confira quem pode solicitar o benefício:
- Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
- Idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Famílias com renda de até três salários-mínimos que tenham membro com doença ou deficiência que exija uso contínuo de aparelhos elétricos;
- Famílias indígenas ou quilombolas, com cadastro atualizado.
Como solicitar o benefício
Quem atende aos critérios, mas ainda não tem o desconto, pode solicitar a inclusão nos canais da EDP:
Site: www.edp.com.br/tarifasocial
WhatsApp: (27) 99772-2549
Telefone: 0800 721 0707
Agências presenciais
É importante manter os dados atualizados no CRAS do município. O beneficiário não precisa ser o titular da conta, desde que comprove vínculo com o imóvel. Vale lembrar: só é permitido um benefício por instalação elétrica.
LEIA MAIS:
