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Dinheiro

Lanchonete do Aeroporto de Vitória é multada por cobrar gorjeta de 30%

O estabelecimento estava cobrando uma taxa de serviço (gorjeta) que alcançava 30% do valor da conta

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Fachada do Aeroporto de Vitória com carros na frente.

Procon de Vitória notifica estabelecimento do Aeroporto de Vitória por cobrança abusiva. Foto: Setur/Reprodução

Em época de alta temporada, os aeroportos registram maior movimento, sendo comum a reclamação sobre os altos preços praticados nos estabelecimentos. Na manhã desta quarta-feira (17), o Procon de Vitória identificou práticas abusivas em uma lanchonete localizada no Aeroporto de Vitória. O estabelecimento estava impondo a cobrança de uma taxa de serviço (gorjeta) que alcançava 30% do valor da conta, além de não apresentar os preços dos produtos expostos nas vitrines.

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De acordo com o Procon de Vitória, a empresa foi autuada por cobrança abusiva e terá um prazo de dez dias para apresentar recurso. Após esse período, caso não haja recurso ou este seja indeferido, a empresa será multada. A gerente do Procon Vitória, Raquel Vionet, esclareceu que o valor da multa por cobrança abusiva ainda será calculado.

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A fiscalização foi realizada como parte de uma operação conduzida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em 34 dos principais aeroportos do país, em colaboração com os Procons estaduais e municipais.

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Durante a operação, foram verificados processos relacionados às companhias aéreas, como a garantia de informação acessível e clara aos passageiros sobre a cobrança de bagagem, a marcação de assentos, a aplicação de multas por cancelamento e o fornecimento de hospedagem e alimentação em caso de atrasos de voos.

SAIBA COMO FAZER DENÚNCIA

Você identificou uma situação que lesa o que diz o Código de Defesa do Consumidor? Para abrir uma reclamação no Procon de Vitória, o reclamante deve ser morador do município da capital ou a empresa reclamada tem que possuir loja física no município.

O Procon de Vitória disponibiliza o atendimento on-line para registro de dúvidas, consultas e acompanhamento de processos administrativos. Após análise prévia do caso, a equipe do Procon de Vitória envia-lhe uma mensagem orientando sobre os seus direitos ou solicitando o envio de documentos e outros dados.

COMO AGENDAR ATENDIMENTO

Internet: Portal da prefeitura em https://agendamento.vitoria.es.gov.br
Telefone: 156, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.

SERVIÇO:

Endereço: avenida Maruípe, 2.544, 1º piso, bloco A, Itararé (Casa do Cidadão), em Vitória
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, 8 às 18 horas


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