Dinheiro
Junior Achievement: executivos levam vivências a alunos da rede pública
Ação nacional da Junior Achievement quer impactar 10 mil alunos com palestras sobre carreira, trabalho e empreendedorismo em maio.

No Espírito Santo, a Junior Achievement soma mais de 280 mil experiências em 50 municípios. Foto: Divulgação
Executivos de todo o Brasil estão se preparando para entrar em salas de aula e inspirar jovens. A partir de terça-feira (20), até o dia 30 de maio, acontece o projeto Executivos na Escola, promovido pela Junior Achievement (JA) Brasil. A proposta é simples, mas poderosa: aproximar lideranças empresariais de estudantes da rede pública.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ação é voltada para profissionais que atuam em cargos executivos e desejam contribuir com a educação de forma voluntária. Os interessados podem se inscrever até 22 de maio de 2025, mas as vagas são limitadas.
Neste ano, a meta é impactar cerca de 10 mil estudantes, com a participação de 500 executivos voluntários em todas as regiões do país. A atividade será presencial e concentrada em dois períodos, permitindo que o alcance do projeto seja ampliado.
Modelo
O modelo foi criado há 14 anos pela Junior Achievement São Paulo. Em 2024, mais de 7.700 jovens de 15 estados foram beneficiados. Agora, a proposta se torna nacional e deve alcançar escolas públicas em 19 estados e no Distrito Federal.
Antes de ir às salas de aula, os executivos passam por treinamento e recebem apoio da equipe da JA. A visita acontece em um único turno — manhã, tarde ou noite —, quando os profissionais compartilham suas histórias, falam sobre carreira, mercado de trabalho e empreendedorismo.
Para o presidente da Junior Achievement Espírito Santo, Leonardo Coser, a ação representa mais que um ato voluntário. “É um compromisso com o futuro. Compartilhar experiências com os jovens é uma forma direta de preparar novas gerações”, destaca.
Junior Achievement
A Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais voltadas ao desenvolvimento de jovens no mundo. Fundada em 1919, nos Estados Unidos, está presente em mais de 100 países e atua no Brasil há mais de 40 anos.
Com o método “aprender-fazendo”, a JA oferece programas de educação financeira, empreendedorismo e mercado de trabalho. Já são mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem entregues no país, com o apoio de mais de 205 mil voluntários.
No Espírito Santo, a instituição soma mais de 280 mil experiências em 50 municípios. A JA foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo quarto ano consecutivo e está entre as ONGs mais influentes do mundo, segundo o ranking da thedotgood.
