Dinheiro
Jovem vai devolver celular furtado e acaba preso por homicídio no ES
Mais de 470 aparelhos já foram recuperados no Espírito Santo; operação cruzou dados e achou jovem com mandado por homicídio

Projeto Recupera manda intimação e localiza suspeito de envolvimento em homicídio na Bahia. Foto: Divulgação
A Polícia Civil do Espírito Santo recuperou 29 celulares roubados ou furtados no último sábado (12) e devolveu 18 aparelhos aos donos. A ação integra o Projeto Recupera, iniciativa do Governo do Estado para rastrear e restituir dispositivos levados em crimes. Com essa nova etapa, o projeto soma 473 celulares localizados e 402 devolvidos desde seu lançamento, em julho de 2024.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os aparelhos são identificados por meio de ferramentas tecnológicas que cruzam dados fornecidos por operadoras de telefonia. Quando localizado, o usuário atual do celular recebe uma intimação para devolução. Foi o caso de um jovem de 20 anos, intimado a comparecer à Delegacia Regional de Vitória. No local, os agentes descobriram que havia um mandado de busca e apreensão por homicídio, expedido na Bahia, quando o rapaz ainda era menor de idade. Ele foi encaminhado ao Iases, e a Justiça baiana decidirá sobre uma possível transferência.
No mesmo dia, outro usuário compareceu à delegacia após notificação do programa federal Celular Seguro. O aparelho foi identificado como roubado e recolhido. A Polícia Civil do ES já está em contato com o Ministério da Justiça para localizar o verdadeiro dono. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o projeto tem impacto direto na redução dos crimes: os roubos de celulares caíram quase 32% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao ano anterior. Foram 2.338 registros este ano, contra 3.433 no mesmo período de 2024.
LEIA MAIS:
