fbpx

Dinheiro

Horário de verão vai voltar? Saiba o que diz o governo

Horário de verão segue em pauta nas discussões sobre energia, com análises permanentes do Ministério de Minas e Energia

Publicado

em

Com o horário de verão em pauta, o governo analisa como a medida pode contribuir para a sustentabilidade energética. Foto: Agência Brasil

Horário de verão foi suspenso em 2019 no Brasil. Foto: Agência Brasil

O horário de verão voltou a ser tema de discussão nas redes sociais após rumores sobre um possível retorno ainda neste ano. Suspensa desde 2019, a prática de adiantar os relógios em uma hora não será retomada por enquanto, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A pasta informou que o tema é avaliado de forma permanente. Neste ano, os estudos analisam principalmente o pico de demanda de energia e a influência da geração solar e fotovoltaica. A avaliação busca garantir que a carga seja suprida de maneira coordenada e eficiente.

Segundo o MME, as condições dos reservatórios estão favoráveis e evoluem dentro da normalidade ao longo do período seco. Isso deixa o Sistema Interligado Nacional (SIN) em situação melhor do que no ano passado, aumentando a segurança energética do país.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) continua monitorando o sistema, fornecendo informações atualizadas às autoridades. Esses dados subsidiam decisões estratégicas sobre consumo e operação do setor elétrico.

Em 2019, o governo decidiu suspender o horário de verão. Na época, a justificativa foi a mudança nos hábitos de consumo da população. O aumento do uso de eletricidade no período da tarde reduziu os benefícios da medida e desestimulou a prática.

*Com informações de CN Brasil.