fbpx

Dinheiro

Hora de garimpar! Encontro de brechós tem peças a partir de R$ 10

Encontros acontecem mensalmente em Jardim da Penha e é uma ótima opção para quem quer renovar o guarda-roupa

Publicado

em

Encontro de brechós acontece mensalmente. Foto: Reprodução/Instagram/@brechojardimdapenha

Encontro de brechós acontece mensalmente. Foto: Reprodução/Instagram/@brechojardimdapenha

Acontece nesta sexta-feira (7) o primeiro Encontro de Brechós “GARIMPEI!” de 2025. O evento acontece das 9 às 21 horas no Cerimonial Conjunto dos Estados, em Jardim da Penha.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para os amantes da moda sustentável e do consumo consciente, o encontro é uma ótima maneira de renovar o guarda-roupa com opções baratas. Com peças a partir de R$ 10, o evento oferecerá uma grande variedade de itens de vestuário, além de semijoias, artesanatos e até comida vegana.

O encontro é uma iniciativa que visa promover a sustentabilidade e o reaproveitamento de roupas, incentivando a prática do “garimpo” em brechós. Além de contribuir para a preservação ambiental, o evento valoriza a economia local, ao reunir expositores e artesãos da região.

Com dezenas de expositores podendo vender os itens de vestuários por um preço acessível, os encontros acontecem uma vez por mês em Jardim da Penha, sempre nas sextas-feiras.

Os brechós

Os brechós têm suas raízes no século XIX, quando o consumo de roupas usadas começou a se popularizar na Europa e nos Estados Unidos. Na época, a moda era um símbolo de status, e as roupas eram descartadas com qualidade após pouco uso. Esses itens começaram a ser vendidos a preços acessíveis para quem não tinha tanto dinheiro.

No Brasil, os brechós começaram a ganhar popularidade nas décadas de 1970 e 1980, especialmente entre os jovens que buscavam um estilo único e alternativo. Influenciados pelos movimentos contraculturais, como o hippie e o punk, esses consumidores viam nos brechós uma forma de expressão individual e resistência ao consumismo desenfreado.

Coloque na agenda

Encontro de Brechós: Garimpei!
Data: 7 de fevereiro
Local: Cerimonial Conjunto dos Estados (R. Francisco Eugênio Mussielo, 1080 – Jardim da Penha, Vitória)
Horário: das 9h às 21h
Entrada gratuita

Veja também