Dinheiro
Heineken muda fórmula sem avisar aos consumidores
Empresa teria diminuído tempo de produção, gerando alteração na tradicional fórmula feita desde 1873
A Heineken alterou a fórmula original da cerveja há, pelo menos, três anos, sem comunicar aos clientes. A sede brasileira começou as mudanças de maneira gradativa, mas os consumidores nunca foram alertados das alterações. As informações são do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Documentos obtivos pela coluna mostraram que a cerveja passou a ser produzida em 21 e 23 dias. A publicidade da cervejaria e o discurso institucional, porém, determina que a bebida esteja em produção por 28 dias.
Procurada, a Heineken Brasil afirmou que a produção sempre foi feita em 21 dias. A afirmação é diferente do que é divulgado pela comunicação da empresa, contrastando também com os documentos de testes da cervejaria.
Fórmula original
A Heineken adota o requisito de produção por 28 dias. Inicialmente, ocorre o enchimento do tanque, que pode levar entre 12 e 24 horas, além do tempo de fermentação principal, que é determinado entre sete e oito dias.
Para atingir o número específico de diacetil – um aromatizante produzido na fermentação – na fórmula, o tempo de armazenamento adotado é entre seis e oito dias. Após isso, o tempo de meturação deveria seguir a receita original, sendo 14 dias ou mais. A diminuição na produção aconteceu exatamente nessa etapa.
Tanques verticais
Outra mudança foram os tanques. De acordo com a receita original e a publicidade da empresa, a produção deve ser em tanques horizontais, que traz uma pressão sobre a levedura A – ingrediente exclusivo da cerveja -, determinante para um sabor único.
Contrariando a tradição, os documentos divulgados detalham que a cerveja é misturada em tanques verticais, diferente do que é definido pela fórmula original. A Heineken negou a produção nesse modelo de tanque, mas admitiu que testes são feitos em todas as unidades.
Suprir a demanda
Funcionários da Heineken afirmaram que os testes começaram há pelo menos três anos. O objetivo era suprir a alta demanda da cerveja no Brasil. No início, a mudança foi de 28 para 23 dias, e algum tempo depois, chegou aos 21 dias.
No site oficial, a cervejaria afirma que a fórmula deve ser trabalhada em 28 dias, sendo uma tradição desde 1873. A empresa menciona no site que a produção demora “longos 28 dias”, e nunca mencionou nenhuma mudança na produção brasileira.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui