Dinheiro
Governo e MPES alinham ações para reparação do Rio Doce
Encontro discutiu uso dos recursos da repactuação do desastre de Mariana

Acordo busca reparar os danos causados no Rio Doce. Foto: Divulgação
O secretário estadual da Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, se reuniu com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Francisco Berdeal, para alinhar ações do Novo Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce. O encontro aconteceu na sede do MPES, em Vitória, na última quarta-feira (19).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O acordo busca reparar os danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), em 2015. Durante a reunião, Balestrassi destacou a importância de garantir mais transparência e eficiência na aplicação dos recursos.
De acordo com o secretário, a nova pasta estadual foi criada para dar mais foco às ações de recuperação do Rio Doce. “Vamos elaborar um plano estratégico para os próximos seis anos, com diagnóstico físico e financeiro. Nosso objetivo é compatibilizar os recursos da repactuação com a implantação dos projetos estruturantes para o Espírito Santo”, afirmou.
A atuação do MPES será fundamental para fiscalizar a execução dos investimentos e garantir que os valores cheguem à população afetada. “Um dos grandes desafios da nova secretaria é dar agilidade e transparência na aplicação dos recursos”, ressaltou Balestrassi.
Participação do Ministério Público
Além de Francisco Berdeal e Guerino Balestrassi, participaram da reunião a Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, e o Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Bruno Araújo Guimarães. Também estiveram presentes a Coordenadora do Grupo de Trabalho de Recuperação do Rio Doce, Elaine Costa de Lima, e a Subsecretária de Estado de Ações Socioeconômicas e Participação Social, Margareth Saraiva.
A expectativa é que o planejamento contribua para uma gestão mais eficiente dos recursos e permita avanços concretos na recuperação da bacia hidrográfica e do litoral capixaba.
