Dinheiro
Feira indígena leva arte e cultura para a Rua da Lama
Evento acontece em Vitória no dia 22 de março e terá artesanato, apresentações culturais, oficinas e um espaço especial para crianças

Feira Indígena será na Rua da Lama. Foto: Renata Apolinario
A Rua Anísio Fernandes Coelho, conhecida como Rua da Lama, em Vitória, será palco de uma grande celebração da cultura indígena. No dia 22 de março, das 10h às 19h, o local recebe a Feira de Arte Indígena, evento que reúne artistas, grupos culturais e mestres da tradição para um encontro entre saberes ancestrais e o público urbano.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A feira terá exposição e comercialização de biojoias, cerâmicas, cestaria e outros itens feitos por artistas indígenas do Espírito Santo. Além disso, haverá oficinas culturais, apresentações musicais e um espaço especial para crianças.
O Espaço Curumim, novidade desta edição, será dedicado ao público infantil. No local, as crianças poderão ouvir histórias contadas por anciãos indígenas, participar de brincadeiras tradicionais e expressar sua criatividade com desenhos e pinturas inspirados na arte indígena. O evento também oferecerá oficinas interativas, onde os visitantes aprenderão técnicas de biojoias, pintura corporal com jenipapo e produção de artefatos indígenas.
A feira contará com apresentações de grupos indígenas e mestres da tradição. Entre as atrações, estão o Grupo Curumins Guerreiros de Caieiras Velhas, liderado pelo Mestre Mizinho, que trará a força do congo indígena, e o Projeto Nhandeva Ekuery, de Ará Martins, com o espetáculo Sons da Natureza, conectando o público às tradições Guarani. Outro destaque será o desfile de Moda Ancestral, com peças assinadas por Reh Tupinikim, que resgata a estética e a simbologia dos povos originários.
Valorização
A Feira de Arte Indígena é organizada pela Arte COMVIDA e a Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG). O evento tem aprovação da Prefeitura de Vitória e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, reforçando o compromisso com a preservação da cultura indígena e o fortalecimento da economia criativa.
Programação
10h30 – Contação de histórias
16h30 – Apresentação dos Curumins Guerreiros
17h30 – Desfile de Moda Ancestral
Serviço
Feira de Arte Indígena – Rua da Lama
Data: 22 de março (sábado)
Horário: 10h às 19h
Local: Rua Anísio Fernandes Coelho – Jardim da Penha, Vitória
Entrada gratuita
