Dinheiro
Fapes divulga lista de espera do programa Nossa Bolsa 2025
Ao todo, mais de 2,7 mil pessoas manifestaram interesse nas vagas remanescentes para realizar a graduação com a bolsa oferecida pelo Governo do Estado

Nossa Bolsa é um programa do governo do Estado. Foto: FreePik
Para os que estavam ansiosos pela Lista de Espera do Nossa Bolsa 2025, o tempo de aguardo acabou. Nesta segunda-feira (24), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou o resultado da última etapa de seleção do Edital 18/2024, com 309 candidatos classificados. Ao todo, mais de 2,7 mil pessoas manifestaram interesse nas vagas remanescentes para realizar a graduação com a bolsa oferecida pelo Governo do Estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A seleção para as vagas remanescentes foi a mesma das etapas anteriores, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024 que o candidato optou por usar no ato da inscrição no edital. Os selecionados nesta etapa devem entregar a documentação exigida no edital nas instituições de ensino de: 25/02 a 13/03. Caso o candidato não compareça, o suplente será convocado.
Em 2025, o Nossa Bolsa oferece mil bolsas integrais. Ao todo, são 40 opções de cursos disponíveis distribuídas em 29 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas. Um investimento de aproximadamente R$ 46 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.
O que é o Programa Nossa Bolsa?
O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.
“Este é um programa prioritário para o Governo Estadual, porque dá a oportunidade de pessoas transformarem suas vidas por meio do estudo. O acesso ao Ensino Superior pode mudar perspectivas de vida e permitir que se construa um futuro melhor, de mais inclusão para os capixabas”, destacou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.
