fbpx

Dinheiro

ES lança plano para criação de plataforma de logística

O Parklog é uma plataforma logística de padrão internacional e vai reunir 10 municípios

Publicado

em

O ParklogBR/ES foi lançado pelo governador Renato Casagrande. Foto: Divulgação (Governo)

A plataforma ParklogBR/ES foi lançado pelo governador Renato Casagrande. Foto: Divulgação (Governo)

O Espírito Santo deu um passo estratégico para consolidar sua posição como referência em comércio exterior. O governador Renato Casagrande apresentou nesta segunda-feira (25), no Palácio Anchieta, o Plano Estratégico do ParklogBR/ES, plataforma logística de padrão internacional que reúne portos, aeródromos, ferrovias, rodovias e a primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) privada do País.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O ParklogBR/ES integra os municípios de Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama, em parceria entre governo, prefeituras e setor privado. O projeto é considerado um dos principais programas estruturantes do Estado e estabelece diretrizes até 2035, incluindo modernização da infraestrutura, integração multimodal, estímulo à inovação e fortalecimento da governança.

Casagrande destacou que a ideia surgiu após visita a um Parklog na Itália e que o Espírito Santo reúne as condições para se tornar “a porta de entrada do mundo para o Brasil e a porta de saída dos produtos brasileiros para o mundo”.

Casagrande reforçou que o Espírito Santo já é referência para o Brasil em diversas áreas e pode se tornar ainda mais no que se refere ao comércio exterior. “Queremos ser a porta de entrada do mundo para o Brasil e a porta de saída dos produtos brasileiros para o mundo. Para isso, precisamos ser esse polo logístico que já estamos no caminho. Temos diversas obras na região, como a pavimentação de Vila de Riacho até Regência. Vamos iniciar ainda a implantação da rodovia de Bebedouro a Regência”, pontuou.

Já o vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou que o Estado vive “o maior investimento em infraestrutura portuária do País”, destacando a conexão entre os diferentes modais e o impacto positivo em oportunidades, empregos e renda.

O secretário de Desenvolvimento, Rogério Salume, classificou o plano como “um divisor de águas”, capaz de atrair investimentos de qualidade e preparar o Espírito Santo para competir em nível global. Durante o evento também foram assinados atos relacionados ao avanço da infraestrutura, como a expansão da rede de gás e a criação do Comitê Executivo do Parklog.