Dinheiro
ES faz primeiro embarque de café por ‘bags’ no Porto de Vitória
A exportação de café pelo sistema breakbulk no Porto de Vitória oferece novas possibilidades logísticas para o setor
A Vports e a Multiilift realizaram, no complexo portuário de Vitória, o primeiro embarque de café pelo sistema de breakbulk (em grandes bags), trazendo alternativas logísticas e operacionais para o mercado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ao todo, 8.452 toneladas foram embarcadas em bags e têm como destino New Orleans, nos Estados Unidos.
Com essa operação, a expectativa é tornar o escoamento do produto mais ágil e eficiente, pois há maior disponibilidade de navios que transportam cargas por meio dessa modalidade.
“Esse primeiro embarque é um marco importante e demonstra, na prática, nosso empenho e comprometimento na busca de soluções e adaptações logísticas, já que há muitos anos o café é exclusivamente comercializado via contêiner no Porto de Vitória. Como autoridade portuária, trabalhamos nesse redesenho e na construção dessa alternativa, afirma Gustavo Serrão, CEO da Vports.
Além disso, a Vports também recuperou dois silos horizontais que, juntos, têm 10 mil metros quadrados e capacidade para armazenar 80 mil toneladas de grãos, em um investimento da ordem de R$ 50,2 milhões. Os armazéns também têm flexibilidade para armazenar cargas como café, malte, farelo de soja, entre outras.
No total, nos primeiros dois anos de concessão, foram investidos R$180 milhões em obras de infraestrutura e modernização, incluindo a recuperação do ramal ferroviário do complexo portuário. Tais investimentos vão possibilitar um crescimento de 80% nas movimentações do Porto de Vitória, nos próximos cinco anos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui