Dinheiro
ES busca espaço na Europa para produtos atingidos por tarifaço
Estado quer ampliar mercados para agro e pescado após impacto das tarifas dos EUA; Anuga 2025 será na Alemanha

Comitê de Enfrentamento das Consequências do Aumento das Tarifas de Importação (CETAX). Foto: Divulgação/Governo do ES
Diante dos efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o Espírito Santo busca abrir novos caminhos no comércio exterior. Nesta quinta-feira (7), o governo capixaba apresentou à ApexBrasil a proposta de incluir empreendedores do Estado na Anuga 2025, maior feira internacional de alimentos e bebidas da Europa.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O evento será realizado de 4 a 8 de outubro de 2025, na cidade de Colônia, na Alemanha. A última edição da Anuga reuniu quase 8 mil expositores de 118 países e movimentou cerca de US$ 530 milhões em negócios.
Setores impactados lideram a lista do ES
A participação capixaba na Anuga está entre as ações emergenciais do Comitê de Enfrentamento das Consequências do Aumento das Tarifas de Importação (CETAX). O grupo atua para reduzir os prejuízos sofridos principalmente pelos setores de agroindústria e pescado, considerados os mais afetados pela elevação das tarifas americanas.
A lista de produtores que devem representar o Espírito Santo inclui exportadores de café, cacau, gengibre, mamão, macadâmia, ovos, carne de frango, pimenta-do-reino e pescados.
Feira internacional como alternativa estratégica
Para o governo capixaba, a presença na feira é uma forma de acelerar a diversificação de mercados e aumentar a visibilidade internacional dos produtos locais. Além disso, pode facilitar a assinatura de novos contratos comerciais em curto prazo.
Segundo o vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o CETAX, o atual cenário mostra que a dependência do mercado norte-americano representa risco. “Em razão do tarifaço ficou evidente para todos nós que precisamos reduzir a dependência do mercado americano, e isso se dá buscando novos mercados, novas rotas de comercialização”, afirmou.
Negociações por isenção continuam no plano federal
Enquanto busca parcerias para garantir a ida à Alemanha, o Espírito Santo também participa das tratativas federais para incluir produtos capixabas nas negociações de isenção tarifária com os EUA. Além disso, o estado defende a revisão de normas internas que limitam a competitividade das exportações brasileiras.
A expectativa do governo é de que a articulação com a ApexBrasil viabilize a participação dos empreendedores capixabas na Anuga 2025 com apoio logístico e institucional, fortalecendo o posicionamento global dos produtos do estado.
LEIA TAMBÉM:
