Dinheiro
Empresários do ES discutem soluções contra falências
O evento Imersão Catalisador Empresarial reuniu empresários no Hotel Comfort Suítes Vitória
O cenário de instabilidade e os altos índices de falência das empresas brasileiras foram o ponto de partida para reflexões profundas durante a Imersão Catalisador Empresarial realizada no Hotel Comfort Suítes Vitória. Idealizado pelo CEO da TSH, Rodolmário Santos, o evento reuniu empresários de diferentes segmentos com um objetivo comum: desenvolver uma mentalidade estratégica e elevar o nível de consciência sobre a importância da educação empresarial.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo dados do Sebrae divulgados em 2024, cerca de 48% das micro e pequenas empresas brasileiras encerram suas atividades em até cinco anos. A estatística acendeu um sinal de alerta entre os participantes da imersão, que, ao longo de um dia de programação intensa, foram estimulados a repensar sua forma de liderar, estruturar equipes e planejar o crescimento dos negócios de forma sustentável.
A metodologia proposta por Rodolmário Santos promoveu um mergulho nas práticas de gestão com foco em performance comercial, cultura organizacional, organização de processos e tomada de decisões mais conscientes. “Nossa proposta foi provocar os empresários a enxergarem suas empresas como um organismo vivo, que precisa de direção clara, liderança consistente e estrutura sólida para sobreviver no mercado atual”, destacou o mentor.
Para o idealizador da imersão, o dado apresentado pelo Sebrae reforça o quanto a falta de preparo ainda é um gargalo para a longevidade dos negócios. “Os números mostram que o maior inimigo da empresa, muitas vezes, é a falta de gestão. Por isso, eventos como esse são tão relevantes: ajudam a construir um novo olhar sobre o papel do empresário, que vai além do operacional e passa a ser um verdadeiro catalisador de resultados”, afirmou Rodolmário.
A imersão também contou com a presença de nomes reconhecidos no meio empresarial e da comunicação, como o comunicador estratégico Malon Vianna e o empresário Leandro Freitas, o Leandro da Borracharia, que possui mais de 35 mil seguidores nas redes sociais, comanda uma rede de borracharias e ainda compartilha seus conhecimentos com quem deseja crescer no mercado com autenticidade e visão empreendedora.
Ao final do encontro, os participantes relataram não apenas novos aprendizados, mas uma transformação de mentalidade quanto à responsabilidade que o empreendedor tem diante da sua equipe, clientes e do mercado. O evento deixou evidente que, mais do que técnicas, a educação empreendedora é um divisor de águas para o sucesso empresarial.
Com o sucesso da segunda edição, o empresário já planeja o novo encontro que será realizado em agosto, ampliando o alcance da proposta e contribuindo para um ecossistema empresarial mais consciente, resiliente e preparado para crescer de forma estratégica.
