fbpx

Dinheiro

Empreendedores do ES apostam nas redes sociais para viralizar acessórios

Em um cenário tão atrativo e favorável, empreendedores capixabas têm inovado para se destacar e conquistar a preferência do cliente

Publicado

em

Adorno de carnaval azul e prateado feito pela artesã Daise Duarte. O acessório está no cabelo de uma menina que está virada de lado para destacar o adorno

Empreendedores comercializam adorno de carnaval feito pela artesã Daise Duarte. Foto: Divulgação

O carnaval é um período bastante lucrativo para diversos setores. Só no comércio virtual, as projeções para este ano indicam um faturamento de cerca de R$ 5,5 bilhões, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em um cenário tão atrativo e favorável, empreendedores capixabas têm inovado para se destacar e conquistar a preferência do cliente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Quando o assunto é saber aproveitar datas comemorativas para vender, a artesã Daíse Duarte é especialista. Ativa no mercado sazonal e online, confecciona manualmente diversos acessórios temáticos, e busca oferecer opções diferentes e criativas, inovando em seu segmento. “Todo carnaval tem alguma novidade. Neste ano, estourou um modelo de flor de paetê e resolvi publicar um tutorial de como fazê-lo no meu canal do YouTube”.

A ideia de apostar na mídia social gerou resultados surpreendentes para a empreendedora, atraindo tanto o público interessado em aprender, quanto quem quer comprar o produto pronto. Com isso, muitos passaram a segui-la no Instagram, seu principal canal de vendas. “Dez dias depois que eu postei, o vídeo já tinha alcançado mais de 20 mil visualizações”, conta.

> Empreendedores dão dicas de como fazer adereços para o Carnaval

Ainda no ramo de acessórios, o casal Renata Cristiny e Pedro Henrique Machado são outro exemplo de empreendedores que têm lucrado no período carnavalesco. Além de estudar as tendências e buscar inspirações para produzir adornos, pulseiras, brincos e colares criativos, uma das principais estratégias da dupla é a preparação. “Nós iniciamos as produções, que são manuais, já em novembro, para no início de janeiro começar a postar e divulgar as peças de Carnaval”, destaca Renata.

Renata Cristiny e Pedro Henrique Machado, proprietários do ateliê e loja itinerante Adorno Delas posando para a foto com acessórios

Renata Cristiny e Pedro Henrique Machado, proprietários do ateliê e loja itinerante Adorno Delas. Foto: Divulgação

MARKETING DIGITAL PARA EMPREENDEDORES

Desenvolver conteúdo para as redes sociais é uma boa maneira de aumentar as vendas. No caso do casal, a principal ferramenta de visibilidade utilizada é o Instagram, no qual aplicam diversas estratégias de divulgação. “Eu e meu marido publicamos muitas fotos e vídeos. Também enviamos algumas peças para conhecidos, que fazem stories divulgando. Dessa forma, mais pessoas vão conhecendo e comprando”.

> Veja como usar e quais os cuidados com o glitter no Carnaval

Para incentivar que empreendedores aproveitem as datas comemorativas para engajar nas redes sociais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) disponibiliza artes temáticas para Instagram, Facebook e WhatsApp, gratuitamente, como explica o analista Bernardo Buteri. “Não é preciso pagar a criação de uma peça. Na Biblioteca Digital do Sebrae há modelos de posts editáveis, inclusive para o carnaval. Basta baixá-los e adaptá-los para a realidade do empresário”.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui